O defesa esquerdo brasileiro Ronny revelou hoje ter foi apanhado de surpresa pela saída de Ricardo para o Betis de Sevilha, da Liga espanhola de futebol, e disse esperar que chegue um bom guarda-redes ao Sporting.
''Era um jogador muito importante. Espero que chegue um outro guarda-redes para o substituir bem. Não houve comentários no balneário. Fui apanhado de surpresa. Não sabia'', referiu Ronny.
Ricardo, titular da baliza do Sporting nas últimas quatro temporadas, vai ser substituído pelo guarda-redes internacional sérvio Vladimir Stojkovic, que na última temporada actuou no Vitesse por empréstimo do Nantes.
Pouco à vontade em frente aos microfones, o lateral brasileiro confia em João Moutinho para ''ser um excelente capitão, como foi o Ricardo, o Custódio e vai ser o Polga''.
Depois da saída de Tello para os turcos do Besiktas (Turquia) e do provável regresso de Caneira aos espanhóis do Valência, Ronny é, para já, o único lateral esquerdo dos ''leões'', o que lhe poderá dar mais oportunidades, mas confessa que a saída dos dois jogadores foi ''uma perda muito grande''.
''Espero que venha outro (lateral esquerdo). É sempre bom ter alguém para competir, para conseguirmos mostrar o nosso melhor'', referiu.
Contudo, Ronny, ''um pouco cansado'' da primeira semana de trabalho, diz saber que ainda tem de ''desenvolver'' o seu futebol, sobretudo no aspecto defensivo, para o qual tem contado com o apoio do treinador Paulo Bento.
Conotado como especialista em lances de bola parada, Ronny apenas marcou um golo na última época, de livre frente à Naval 1º de Maio, mas quer ''marcar mais'', sabendo que ''as oportunidades vão surgir'' e ele tem que as aproveitar.
Sobre os reforços para a nova temporada, o brasileiro disse que conhecia melhor Gladstone e que ''nem sabia dizer bem o nome'' de Vukcevic e Izmailov, para quem ''é difícil falar a língua''.
A um mês do início oficial da temporada, com a disputa da Supertaça com o FC Porto, a 11 de Agosto, o Sporting continua a trabalhar a meio-gás, ainda sem sete jogadores, dos quais se destacam os três elementos que estiveram no Europeu de sub-21 - João Moutinho, Yannick Djaló e Miguel Veloso -, que se apresentam a 18 de Julho.
No único treino de hoje, um pouco menos intenso do que os dos dias anteriores, Paulo Bento contou apenas com 16 jogadores, entre os quais o paraguaio Carlos Paredes, que se apresentou ao trabalho na tarde de terça-feira.
Depois de alguns dias de internato na Academia do Sporting, os jogadores ''leoninos'' têm hoje a tarde e a noite de folga, voltando a apresentar-se quinta-feira, dia em que treinam apenas uma vez, pelas 18:00.
No sábado, às 10:30, os ''leões'' disputam o primeiro encontro da temporada, frente ao Sintrense, em Alcochete.
LUSA