A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse hoje que a modalidade fica mais pobre, com a morte de Mourinho Félix, antigo guarda-redes internacional e treinador, aos 79 anos.
"Mourinho Félix, pai do treinador português José Mourinho, morreu hoje, aos 79 anos. Empobrece-se de novo o futebol português", lê-se no Twitter oficial do organismo.
O presidente da LPFP, Pedro Proença, disse "lamentar o desaparecimento de uma das figuras mais icónicas, bem amadas e respeitadas na história do Vitória FC, naquela que é uma grande perda para o clube e para a cidade."
"A LPFP lamenta profundamente o falecimento de Mourinho Félix, endereçando as sentidas condolências a José Mourinho, à restante família e aos amigos enlutados", remata o organismo.
Mourinho Félix, pai do atual treinador do Manchester United, José Mourinho, defendeu as balizas de Vitória de Setúbal, entre 1955 e 1968, conquistando a primeira Taça de Portugal do clube setubalense em 1965, e de Belenenses, entre 1968 e 1974, no qual chegou a treinar enquanto jogava.
Vestiu a camisola da seleção portuguesa numa ocasião, em 25 de junho de 1972, no triunfo frente à República da Irlanda, por 2-1, no Torneio da Independência do Brasil, em Arruda, no Recife.
Além de jogador, Mourinho Félix foi ainda treinador, passando por emblemas como Estrela de Portalegre, Caldas, União de Leiria, Amora, Rio Ave, Belenenses, Varzim, União da Madeira, O Elvas, Paredes, Benfica e Castelo Branco, União de Santarém e Vitória de Setúbal, no qual foi ainda diretor desportivo.
O corpo de Mourinho Félix, vítima de doença prolongada, aos 79 anos, vai ser velado a partir de segunda-feira na Capela do Socorro, em Setúbal, enquanto o funeral está marcado para terça-feira, às 11:00.