Declarações de Fernando Santos após a derrota de Portugal com o Chile (0-0, 3-0 após grandes penalidades), na meia-final da Taça das Confederações de futebol.
"Foi um excelente jogo, com duas excelentes equipas que queriam vencer. Estivemos melhor nos primeiros 15, 20 minutos, em que tivemos boas ocasiões para marcar. Depois o Chile equilibrou. Com o decorrer do jogo, o cansaço acabou por limitar as equipas. O Chile acabou por ser um justo vencedor. Quem ganha acaba sempre por um justo vencedor. Se Portugal tivesse vencido, também seria um justo vencedor.
O Cristiano Ronaldo jogou sempre na sua posição habitual. Jogou livre e criou situações para chegar à frente. Nós procurámos sempre ir ao encontro do adversário e não deixar sair a jogar.
Nas grandes penalidades, houve mérito do guarda-redes do Chile. Os jogadores que falharam hoje marcaram há um ano no Campeonato da Europa e eram heróis. Hoje dirão que não, mas o futebol é isto. A responsabilidade é minha, fui eu que os coloquei a marcar."