O futebolista paraguaio Oscar Cardozo, a mais cara contratação do Benfica nos últimos anos (9,15 milhões de euros), realizou hoje o primeiro treino no Centro de Estágios do Seixal, bem como o guarda-redes alemão Butt.
Cardozo dominou as atenções na sessão da manhã, apesar de já ter entrado a meio dos trabalhos juntamente com um grupo de mais nove jogadores, num dia em que Fernando Santos orientou um treino virado para a componente física.
Era grande a expectativa para ver em acção o avançado internacional paraguaio, que, integrado num grupo onde constavam Katsouranis, Zoro, David Luiz, Miguel Victor, Sretenovic, Luisão, Anderson, Rui Costa e Mantorras, participou em todos os exercícios.
A sessão incidiu, sobretudo, em exercícios de aceleração, movimentação com bola, corrida e remate, com a equipa técnica a exigir a entrega dos jogadores e a explicar em pormenor cada um dos exercícios.
O avançado paraguaio, sobre quem recaem grandes expectativas para a época 2007/2008, mostrou alguns pormenores na hora do remate, em balizas onde estavam Quim e Hans-Jorg Butt, e que, claramente, o seu pé esquerdo é o mais forte.
Cardozo (ex-Newell´s Old Boys/Arg), de 24 anos, ainda apontou alguns golos com o seu melhor pé, mas, no momento de rematar com o direito, a eficácia baixava claramente.
O mais recente reforço ''encarnado'', o guarda-redes alemão Butt, também entrou mais tarde no treino e trabalhou grande parte da sessão às ordens do técnico-adjunto Fernando Justino, antes de defender remates dos restantes jogadores.
Na sessão, toda destinada a apurar o físico, Fernando Santos iniciou os trabalhos com um primeiro grupo, dividido em dois, onde constavam Leo, Manu, Fábio Coentrão, Manuel Fernandes, Nuno Assis, Simão, Bergessio, Yu Dabao, Romeu Ribeiro, Miguelito e Moreira.
Já estavam então decorridos mais de 40 minutos de sessão, quando entrou em campo um terceiro grupo, com Cardozo e Butt, e que repetiu os mesmos exercícios já realizados pelos restantes colegas de equipa.
Nuno Gomes não se apresentou na sessão de hoje, limitando-se a fazer ginásio, enquanto o médio Petit, ainda condicionado depois do toque sofrido com os luxemburgueses do Hamm (4-0), também fez ginásio, mas no final realizou corrida no campo número 1.
Por definir continua a situação do defesa central brasileiro Anderson, que tem feito toda a pré-época, mas que já manifestou a sua vontade de sair do Benfica caso não actue na próxima temporada no lado direito da defesa.
Fernando Santos apostou esta época em reforçar o sector defensivo, com as entradas do marfinense Zoro e do sérvio Sretenovic - ainda à experiência -, mas pode vir a ter um outro problema, já que o defesa esquerdo brasileiro Leo apresentou-se no Seixal com alguns problemas familiares.
A imprensa tem apontado a provável saída do defesa esquerdo, chegando a admitir uma proposta do Cruzeiro, mas o Benfica tem-se mantido discreto em relação ao assunto, sabendo que o jogador ainda tem contrato.
Outro nome em voga é o do extremo Simão Sabrosa, jogador que nas aberturas de mercado é sempre apontado como estando de saída ou com clubes interessados e que este ano está a ser apontado como alvo dos espanhóis do Atlético Madrid.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, já veio a público dizer que todos os jogadores que iniciaram a época no Seixal não saem e que isso apenas acontecerá se algum clube pagar as respectivas cláusulas de rescisão, sendo a de Simão Sabrosa no valor de 25 milhões de euros.
O Benfica volta a treinar quarta-feira, dia em que estão previstas duas sessões de trabalho (09:30 e 17:30), mas ambas fechadas à imprensa.
Na quinta-feira, a equipa tem nova sessão pela manhã (primeiros 15 minutos abertos) e, ao final do dia, viaja para a Roménia, onde sábado participará no jogo do centenário do Cluj (19:15 de Lisboa).
LUSA