O Sporting venceu hoje o Lille, por 3-0, no primeiro encontro disputado esta temporada em Alvalade, graças a dois golos do inevitável Liedson e um do sérvio Vukcevic, um dos seis reforços do vice-campeão nacional de futebol.
Sem poder contar com o russo Izmailov, lesionado no encontro com o Vitória de Guimarães, o treinador Paulo Bento utilizou os restantes cinco reforços para a nova temporada.
O guarda-redes sérvio Stojkovic, o defesa central Gladstone, impecável nas acções defensivas, e o ponta-de-lança montenegrino Purovic, muito apagado, fizeram parte do ''onze'' que estreou o novo relvado de Alvalade, enquanto o sérvio Simon Vukcevic e o brasileiro Derlei entraram já no decorrer da segunda parte.
Destaque ainda para os jovens Rui Patrício, autor de uma grande defesa já na segunda parte, para o ainda júnior Adrien Silva, que voltou a mostrar a qualidade revelada no estágio, e para André Marques.
No habitual esquema, Paulo Bento colocou Abel, Gladstone, Polga e Ronny à frente do guarda-redes sérvio, enquanto Paredes, Pereirinha, Farnerud e Romagnoli formaram o losango de meio-campo, atrás de Liedson e Purovic.
Stojkovic foi chamado a intervir logo nos instantes iniciais, com duas defesas apertadas, após cabeceamentos de Fauvergue (seis minutos) e Bastos (oito), num lance em que Abel ajudou o seu guarda-redes, tirando a bola em cima da linha.
Contudo, haveria de aparecer o inevitável Liedson, que marcou o primeiro golo da temporada em Alvalade, com um espectacular remate de fora da área, aos 16 minutos, depois de no lance anterior ter deixado o aviso, com um desvio que fez a bola passar muito perto da baliza do Lille.
Com a partida disputada em ritmo de pré-temporada, apenas Romagnoli conseguiu despertar da letargia que se apoderava dos jogadores, com um livre directo, que obrigou Malicki a desviar o esférico por cima da barra.
Já na segunda parte, aos 53 minutos, Liedson bisou, aproveitando um erro incrível de Tony Sylva, que tentou fintar o avançado, mas acabou por perder a bola, que o brasileiro só precisou de empurrar para a baliza deserta.
Quatro minutos depois de se ter estreado com a camisola do Sporting, o sérvio Simon Vukcevic estreou-se a marcar pelos ''leões'', dando sequência a um bom cruzamento de João Moutinho, que se estreou na missão de capitão.
As onze alterações feitas por ambas as equipas na segunda parte desceram ainda mais o ritmo do encontro e, tirando os dois golos, foram poucos os motivos de interesse na segunda parte.
O jogo de apresentação do Sporting aos sócios está marcado para 28 de Julho, frente ao Hertha de Berlim.
Ficha do Jogo:
- Sporting: Stojkovic (Rui Patrício, 46), Abel, Polga (Tonel, 61), Galdstone (Paulo Renato, 80), Ronny (André Marques, 46), Paredes (Adrien, 46), Pereirinha (João Moutinho, 61), Farnerud (Vukcevic, 61), Romagnoli (Miguel Veloso, 61), Liedson (Yannick Djaló, 61) e Purovic (Derlei, 61).
(Suplentes: Rui Patrício, Tiago, Tonel, André Marques, Paulo Renato, Miguel Veloso, Adrien, Vukcevic, João Moutinho, Yannick Pupo, Derlei e Yannick Djaló).
- Lille: Malicki (Tony Sylva, 46), Beria (Lichtsteiner, 69), Rami, Plestan (Chedjou, 80), Tafforeau (Emerson, 69), Debuchy (Youla, 46), Cabaye (Ewane, 80), Makoun (Dumont, 46), Bastos (Obraniak, 46), Yanes (Maric, 46) e Fauvergue (Mirallas, 46).
(Suplentes: Tony Sylva, Obrianiak, Youla, Emerson, Franquart, Maric, Chedjou, Lichtsteiner, Mirallas, Ewane e Dumont).
LUSA