A capacidade de escoamento e a gestão do Estádio da Luz impressionaram hoje o ministro dos Assuntos Internos e da Administração polaco, Janusz Kaczmarek, que considerou o recinto lisboeta, com capacidade para 65.000 espectadores, um exemplo a nível de segurança.
O responsável, que se deslocou a Portugal para tratar de assuntos relacionados com o alargamento do espaço Schengen e a preparação do Euro2012 em futebol, afirmou à Agência Lusa que a única lacuna existente diz respeito às pessoas que têm proibição de entrar nos estádios, um problema de aplicação da lei e não da infra-estrutura em si.
''Verifiquei que existe um problema entre a aplicação da lei e os proprietários dos Estádios. Na Polónia estamos momento a elaborar essa lei, que já se encontra no parlamento e que estará em prática para o Euro2012. Na minha opinião este estádio pode ser um modelo de segurança, é muito bom'', frisou Janusz Kaczmarek.
Para o ministro polaco, que se fez acompanhar de uma comitiva composta por uma dezena de pessoas, o sistema das câmaras de vigilância, a colaboração entre a polícia e a segurança privada do complexo desportivo têm um nível muito bom, sendo que a sala de segurança do Estádio o deixou impressionado.
''O elemento de segurança está bem garantido. O dinheiro investido num complexo como este que tem uma infra-estrutura bem aproveitada. O estádio é enorme, tudo funciona bem e está rentável'', considerou.
Segundo Janusz Kaczmarek, a Polónia vai remodelar e construir novos recintos para o Euro2012, competição que organiza em conjunto com a Ucrânia, com especial destaque o Estádio em Varsóvia, com capacidade para 65.000 espectadores.
''Os outros estádios deverão ter uma lotação máxima de 30 mil espectadores, porque é uma das exigências da UEFA. O jogo de abertura será feito em Varsóvia e o encerramento irá decorrer em Kiev, na Ucrânia'', concluiu Janusz Kaczmarek.
Para o secretário-geral Adjunto do Gabinete Coordenador de Segurança do ministério da Administração Interna, Paulo Gomes, os responsáveis polacos ficaram agradados com toda a estrutura de segurança existente no Estádio da Luz e levam uma excelente referência para a organização do Euro2012.
''Alguns dos Estádios que acolheram o Euro2004 estão cotados a nível internacional como sendo o exemplo no capítulo da segurança. O Estádio da Luz foi o que recebeu a final e é o que tem maior capacidade. O ministro ficou positivamente impressionado com as condições de segurança existente'', disse à Lusa Paulo Gomes.
A Polónia e a Ucrânia foram os países escolhidos para organizarem a fase final do Euro2012, sendo que os jogos decorrerão em quatro cidades polacas de Gdansk, Poznan, Varsóvia e Wroclaw, e noutras tantas ucranianas, Dnipropetrovsk, Donetsk, Kiev e Lvov.
LUSA