O jogo de apresentação do Leixões, que terminou com um empate 0-0 com o Vitória de Guimarães, ficou hoje marcado por distúrbios durante o intervalo entre adeptos dos dois clubes de futebol.
As agressões e apedrejamentos obrigaram Carlos Oliveira, presidente do Leixões, a apelar à calma aos espectadores presentes no Estádio do Mar, em Matosinhos, manifestando-se ''envergonhado''.
''Alguns dos nossos humilharam hoje os visitantes, que vieram fazer a festa connosco. Temos de excluir essas pessoas do Leixões'', exigiu Carlos Oliveira.
Os distúrbios terão sido motivados pela troca de palavras no final da primeira parte entre Jorge Gonçalves, jogador do Leixões, e alguns atletas do Vitória de Guimarães, antes da entrada para os balneários, o que levou vários adeptos da casa a insultarem os vitorianos.
Acalmados os ânimos, a partida recomeçou com 20 minutos de atraso e, aos 60 minutos, Nwoko estreou-se no meio campo do Leixões, por troca com Vieirinha.
Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, ao contrário do que tinha acontecido na primeira metade, na qual foi o Vitória que protagonizou mais acções ofensivas, garantindo também mais tempo de posse de bola.
Uma das poucas oportunidades do Leixões na etapa inicial surgiu aos 13 minutos, quando Roberto cabeceou para as mãos de Nilson, com o melhor marcador da Liga de Honra na época passada a mostrar vontade de manter o estatuto de goleador na Liga principal.
No Leixões, foi notória alguma falta de coordenação nos passes a meio campo, enquanto os vimaranenses mostraram já consistência ofensiva, mas pouco eficácia na finalização.
Ficha do Jogo:
- Leixões: Beto, Nuno Amaro, Elvis, Diogo Valente, Ruben, Bruno China, Nuno Silva, Paulo Machado, Pedro Cervantes, Vieirinha e Roberto.
Jogaram ainda: Marco Cadete, Jorge Duarte, Ezequias, Jorge Gonçalves, Hugo Morais, Nwoko, Joel, Nuno Diogo, Jorge Batista e Ricardo Jorge.
- Vitória de Guimarães: Nilson, Luciano, Ghilas, Carlitos, Miljan, Danilo, Geromel, Alan, Andrezinho, Flávio e João Alves.
Jogaram ainda: Nuno Santos, Fajardo, Desmarets, Rabiola, Radanovic e Targino.
LUSA