A União de Leiria qualificou-se hoje para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA em futebol, ao vencer por 4-1 os sérvios do Hajduk Kula, num jogo da segunda mão da terceira ronda da Intertoto com prolongamento e final atribulado.
A equipa de Leiria, que tinha perdido na Sérvia por 1-0, deu a volta ao resultado num jogo muito sofrido, que só ficou resolvido após prolongamento, conquistado aos 91 minutos do tempo regulamentar, graças a um golo de Éder Gaúcho, que igualou a eliminatória.
Uma grande penalidade convertida por Laranjeiro deu vantagem aos leirienses aos 106 minutos, mas os sérvios chegaram ao 2-1, por intermédio de Bogic, aos 106, também através de um castigo máximo, o que deixava os portugueses pelo caminho.
Os minutos finais mostraram uma equipa da União de Leiria plena de força, conseguindo mais dois golos, por Sougou (117 minutos) e Laranjeiro (120, de novo de grande penalidade), assegurando a presença na segunda pré-eliminatória da UEFA.
Apesar de necessitar de anular a desvantagem, só nos instantes finais da primeira parte a União de Leiria tomou conta do jogo, com Toñito a dinamizar o ataque da equipa e Cadú, após boa combinação com o espanhol, quase marcou no final da primeira parte.
Após o intervalo, a equipa sérvia barrou os poucos caminhos que a União tinha encontrado e foi o Hajduk Kula que se tornou mais perigoso: Peric, aos 70 e 73 minutos, e Ljubomir Fejsa, aos 83, estiveram muito perto de marcar.
Só a partir daí União voltou ao jogo, com Paulo César a cabecear à barra aos 81 minutos e, já na compensação, inaugurou o marcador, graças ao remate certeiro do central brasileiro Éder Gaúcho, aos 91 minutos, que levou o jogo para o prolongamento.
Logo a abrir, Laranjeiro quase fez o 2-0, num livre muito perigoso e, minutos depois, o defesa da União marcou mesmo, numa grande penalidade a castigar falta sobre Sougou na área, colocando pela primeira vez a equipa de Leiria à frente na eliminatória.
Só que o Hajduk Kula ainda teve forças para chegar ao golo. No início da segunda parte do prolongamento, Éder Gaúcho cometeu grande penalidade sobre Bulatovic e Bogic, com segurança, fez o 2-1 que apurava a equipa da Sérvia.
Com poucos minutos para jogar, a União de Leiria tentou tudo para chegar ao terceiro golo e conseguiu-o aos 117 minutos, num lance de insistência na área, de novo com Éder Gaúcho a fazer de avançado e a assistir o remate vitorioso de Sougou.
O senegalês pareceu guardar todas as forças para o prolongamento e, no último minuto, fugiu pela direita, entrou na área e só parou depois de derrubado por Sodic. Laranjeiro fechou o resultado em 4-1, convertendo a grande penalidade e o sérvio fio expulso.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Leiria.
União de Leiria - Hajduk Kula, 4-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Éder Gaúcho, 91+ minutos.
2-0, Laranjeiro, 96 (g.p.).
2-1, Bogic, 106 (g.p.).
3-1, Sougou, 117.
4-1, Laranjeiro, 120 (g.p.).
Equipas:
- U. Leiria: Fernando, Éder Bonfim, Renato, Éder Gaúcho, Laranjeiro, Tiago, Faria, Toñito (Alhandra, 68), Cadú (Paulo César, 53), Sougou e João Paulo (Jessui, 67).
(Suplentes: Rafael Fava, Hugo Costa, Paulo César, Alhandra, Marco Soares, Nélson Sousa e Jessui).
- Hajduk Kula: Duricic, Sodic, Habensus, Bulatovic, Darko Fejsa, Pavicevic, Ljubomir Fejsa (Vasigevic, 91), Radivojevic, Bogic, Kozos e Peric (Zelic, 90).
(Suplentes: Andrijasevic, Vasigevic, Dojkic, Trajkovic e Zelic).
Árbitro: Fritz Stuchlik, da Áustria.
Acção disciplinar: amarelos para Renato (63), Sodic (94), Vasigevic (96) e Sougou (117). Cartão vermelho directo para Sodic (120).
Assistência: 1.097 espectadores.
LUSA