loading

OFICIAL: International Board confirma Portugal no projeto do vídeo-árbitro

O International Board (IFAB) confirmou hoje que Portugal vai integrar oficialmente o projeto do vídeo-árbitro, que será utilizado já na Supertaça, no sábado, e que será introduzido esta época na I Liga portuguesa de futebol.

OFICIAL: International Board confirma Portugal no projeto do vídeo-árbitro
Futebol 365

"É um momento histórico para o futebol português, uma vez que a Federação Portuguesa de Futebol é pioneira no processo de implementação desta ferramenta, um instrumento de auxílio às decisões dos árbitros em momentos fundamentais do jogo. Cumpridas todas as formalidades junto do IFAB, os encontros da Supertaça e I Liga terão vídeo-árbitro", lê-se em comunicado da FPF.

O IFAB, entidade que regula as leis do futebol, autorizou em 05 de março de 2016 a realização dos primeiros testes, num período experimental que se previa ser de dois anos, antes de aprovar em junho do mesmo ano o protocolo para arranque dos testes, incluindo Portugal na lista dos seis países a acolher esta fase, juntamente com Austrália, Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos.

A FPF testou o vídeo-árbitro na Supertaça da época passada, em modo 'offline', e repetiu a experiência em vários jogos da Taça de Portugal, antes de utilizar pela primeira vez em modo 'live' este sistema de auxílio à arbitragem na final daquela competição, a 28 de maio deste ano, num jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica. Uma semana depois, a final feminina também teve vídeo-árbitro.

Antes, em 04 de maio, já tinha sido anunciado que todos os jogos da I Liga 2017/18 teriam vídeo-árbitro.

No próximo sábado, o sistema vai ser utilizado no primeiro jogo oficial da época, que opõe novamente o tetracampeão Benfica ao Vitória de Guimarães, em Aveiro. No domingo, o Desportivo das Aves-Sporting será o primeiro jogo do campeonato com vídeo-árbitro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?