Benfica e Bétis empataram hoje no jogo de abertura do Troféu Internacional do Guadiana, numa partida em que a equipa ''encarnada'' foi quem mais procurou o golo, mas sem sucesso.
Dois golos anulados, um de Dabao, na primeira parte, e outro de Katsouranis, na segunda, foi o mais perto que a formação ''encarnada'' esteve de chegar à frente do marcador, que ficou inalterado apesar do Benfica ter deixado uma imagem positiva, mas sem grande brilho.
No dia em que ficou a saber que vai jogar com o Copenhaga ou o Beitar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o treinador do Benfica, Fernando Santos, apostou no guarda-redes alemão Butt (Quim ficou no banco), Nelson, Luisão, David Luís e Léo na defesa, Petit, Manuel Fernandes, Rui Costa no meio-campo e Fábio Coentrão, Bergessio e Dabao no ataque.
O primeiro lance de perigo surgiu ao oito minutos, num remate de meia distância do benfiquista Petit, que fez a bola sair por cima da barra da baliza de Doblas, a quem o técnico do Betis, Hector Cuper, deu a titularidade, deixando no banco o internacional português Ricardo, que trocou o Sporting pelos espanhóis no defeso.
O Benfica era quem mais perigo criava e, aos 14 minutos, foi Fábio Coentrão, muito activo na esquerda, no lugar que era habitualmente ocupado por Simão, a atirar por cima da baliza espanhola, após passe da direita de Nelson.
O Benfica circulava bem a bola, mas face à concentração de defesas espanhóis na área apostava em remates de longe, como o realizado por Rui Costa (jogou todo o encontro), aos 16 minutos, de novo por cima.
No minuto seguinte, e numa falta a meio do meio-campo ''encarnado'' apontada de forma rápida, o Betis fez o primeiro remate pelo alemão Odonkor, mas a bola saiu ao lado, situação que se repetiu após novo remate do germânico, aos 24 minutos.
Aos 31 minutos, e após receber a bola de Rui Costa na esquerda, o jovem internacional esperança português Fábio Coentrão tirou brilhantemente o adversário directo da frente e cruzou, mas Doblas, atento, interceptou a bola, impedindo o desvio na pequena área.
Apenas quatro minutos depois foi o Betis a ter a sua melhor oportunidade até essa altura, com um potente remate de longe de Mark Gonzalez, que saiu ao lado da baliza de Butt.
Antes do apito para o intervalo, o Benfica ainda meteu a bola na baliza, aos 43 minutos, após um remate cruzado de Rui Costa que Dabao desviou ao segundo poste para a baliza, mas o lance foi invalidado pelo árbitro sadino João Ferreira por fora-de-jogo do avançado chinês.
No início do segundo tempo, Fernando Santos colocou o mais recente reforço Luís Filipe (por Nelson), a par de Zoro (por Luisão), Katsouranis (por Petit) e Mantorras (por Dabao), e foi o ex-jogador do Braga a fazer logo um corte na pequena área, sacudindo um cruzamento de Odonkor, após arrancada do alemão na direita.
Aos 50 minutos, Katsouranis voltou a ver o árbitro voltou a anular um golo ao Benfica, ao descortinar uma falta na área que confundiu jogadores e público, que já festejavam o tento.
Hector Cuper mexeu na equipa do Betis aos 62 minutos, trocando o médio Miguel Angel por Juande, mas manteve o esquema, apostando na defesa sólida à espera de uma desatenção contrária ou um lance de bola para chegar à baliza.
O argentino Andres Luís fez a estreia no Benfica, ao render Fábio Coentrão, aos 72 minutos, e foi a equipa ''encarnada'' que procurou mais o golo, com Mantorras, Bergessio (rendido pouco depois por Miguelito) a tentarem sem sucesso alvejar a baliza rival.
Zoro ainda saiu lesionado, aos 86 minutos, sendo rendido por Strent, mas o resultado estava feito, deixando o público à espera para ver se os confrontos de sábado, o Sporting-Betis, e de domingo, o ''derby'' Benfica-Sporting, terminam com outros resultados.
Após o encontro, as equipas ainda marcaram cinco grandes penalidades - como acontecerá em todos os jogos independentemente do resultado -, para o caso de chegarem ao final do torneio empatadas: 4-4 foi o resultado, depois de Butt defender o de Fernando e Doblas o de Miguelito.
Ficha do Jogo:
- Benfica: Butt, Nelson (Luís Filipe, 46), Luisão (Zoro, 46, Strent, 86), David Luís, Léo, Petit (Katsouranis, 46), Rui Costa, Manuel Fernandes, Bergessio (Miguelito, 78), Fábio Coentrão (Andrés Luís, 72) e Dabao (Mantorras, 46).
(Suplentes: Quim, Zoro, Miguelito, Luís Filipe, Strent, Katsouranis, Romeu Ribeiro, Nuno Assis, Andrés Luís, Mantorras e Cardozo).
- Betis: Doblas, Ilic, Nano, Juanico, Babic, Rivera (Capi, 74), Miguel Angel (Juande, 62), Odonkor, Mark Gonzalez, Sobis e Pavone (Fernando, 70).
(Suplentes: Ricardo, Melli, Rivas, Caffa, Fernando, Damia, Capi, Lembo, Arzu, F. Vega, Maldonado, Xisco, Juande e Isidoro).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ilic (57).
Assistência: Cerca de 8.000 espectadores.
LUSA