Sporting e Bétis empataram hoje 1-1, na segunda jornada do Troféu Internacional do Guadiana, resultado que afastou praticamente os espanhóis da vitória, depois do empate 0-0 com o Benfica, sexta-feira.
Um golo de Capi, na primeira parte, e outro de Liedson, na segunda fizeram o resultado, que deixa a decisão do torneio para domingo, no jogo entre Sporting e Benfica.
Na véspera do ''derbi'' com o Benfica, o treinador do Sporting, Paulo Bento, deixou alguns dos habituais titulares no banco e apostou em Tiago na baliza, Pereirinha, Gladstone, Paulo Renato e o estreante Marian Had na defesa, um meio-campo com Paredes, Farnerud, Adrien e Vukcevic e Yannick Pupo e Yannick Djaló no ataque.
No Betis, o técnico Hector Cuper reformulou a equipa que na véspera empatou a zero com o Benfica no jogo de abertura do torneio, dando a titularidade ao internacional português Ricardo, que substituiu Doblas na baliza e fez assim o seu primeiro jogo contra a anterior equipa.
Com muitos jovens no ''onze'', o Sporting entrou com alguma dificuldade em suster as arrancadas dos homens do Bétis e o primeiro remate com perigo do jogo foi da equipa espanhola, aos 09 minutos, por Caffa, que atirou ligeiramente ao lado do poste.
A uma semana de iniciar oficialmente a época, na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto, o Sporting só se aproximou da baliza de Ricardo aos 18 minutos, num lançamento em profundidade de Pereirinha para Dajló, que o guara-redes luso do Betis resolveu com os pés fora da área.
Aos 26 minutos, os espanhóis inauguraram o marcador, com um remate forte de fora da área de Capi, apanhando o público de surpresa, num altura em que vaiava a claque Juve Leo, por ter lançado o seu mais famosos grito contra o SL Benfica, presente na bancada a ver o jogo.
A falta de entrosamento dos jogadores ''leoninos'' era evidente e isso criava dificuldades para desenhar jogadas ofensivas e não surpreendeu que o Betis voltasse a chegar com perigo, de novo num remate de fora da área, mas desferido por Fernando, aos 37 minutos, que Tiago salvou com os punhos.
Caffa, num livre directo, atirou por cima da barra dois minutos depois, e aos 40 foi de novo Fernando a atirar em jeito à trave da baliza ''leonina''.
O Sporting foi para intervalo a perder por 1-0 e Paulo Bento trocou Pupo por Derlei no reatamento e a equipa portuguesa ficou mais dinâmica no ataque, mas o Bétis defendia com muitos homens e dificultava muito as tentativas rivais.
Aos 60 minutos, o Betis protestou grande penalidade, por falta de Had sobre um rival na área, mas o árbitro Lucílio Baptista considerou nada haver e mandou seguir o jogo.
Pouco depois (65), Paulo Bento lançou de uma assentada Moutinho, Romagnoli e Liedson, por troca com Vukcevic, Paredes e Djaló, respectivamente, e na primeira vez que tocou na bola, na sequência de um canto desviado de cabeça ao primeiro poste, o Levezinho empatou o encontro.
Aos 75, foi Derlei quem cabeceou por cima da barra, já com o Sporting reduzido a 10 depois de Marian Had ter saído lesionado, com as substituições esgotadas (três durante o jogo, embora com número ilimitado ao intervalo para evitar demasiadas paragens).
Apenas dois minutos depois, num livre directo, Caffa atirou ao poste, com Tiago a não esboçar qualquer reacção e seguir a bola com os olhos, mas, aos 82, o guarda-redes desviou um remate ''venenoso'' do recém entrado Pavone para canto e segurou o empate para o Sporting.
Moutinho também tentou a sorte de longe e quase dava golo, aos 88 minutos, mas a bola saiu a razar a baliza do ex-companheiro Ricardo.
Sobre os 90, foi Gladstone, Liedson e Paulo Renato a falharem a emenda na área, após canto.
Nas grandes penalidades (marcadas após cada jogo independentemente do resultado para efeitos de desempate no final), Derlei atirou ao poste, mas Tiago defendeu os remates de Maldonado e Pavone e permitiu que o Sporting ganhasse por 4-3.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no estádio municipal de Vila Real de Santo António.
Sporting - Bétis, 1-1
Ao intervalo, 0-1
Marcadores:
0-1, Capi, 26 minutos.
1-1, Liedson, 67 minutos.
Equipas:
- Sporting: Tiago, Pereirinha, Gladstone, Paulo Renato, Marian Had, Paredes (Romagnoli, 65), Farnerud, Adrien, Simon Vukcevic (João Moutinho, 65), Yannick Pupo (Derlei, 46) e Yannick Djaló (Liedson, 65).
(Suplentes: Stojkovic, Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Ronny, Pedro Silva, Purovic, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov, Derlei e Liedson).
- Bétis: Ricardo, Melli, Rivas, Caffa, Fernando, Damia (Lembo, 34), Capi (Pavone, 80), Juande, F. Veja, Maldonado e Isidoro.
(Suplentes: Doblas, Ilic, Juanico, Babic, Pavone, Mark Gonzalez, Miguel Angel, Rivera, Lembo, Odonkor, Xisco, Nano, Sobis).
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Melli (52), Marian Had (64),
Assistência: Cerca de 8.000 espectadores.
LUSA