loading

Liga Campeões: Rui Costa bisa e dá vitória a Benfica sobre Copenhaga

Dois golos do ''velho'' Rui Costa permitiram hoje ao Benfica uma vantagem mínima, de 2-1, sobre o FC Copenhaga, na primeira mão da terceira e última pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol, reforçando a candidatura das ''águias'' á fase de grupos da prova.

No primeiro jogo oficial da temporada, o número 10 dos ''encarnados'', com tentos aos 25 e 86 minutos, voltou a ser decisivo nesta fase da competição, depois de, no ano passado, ter liderado a equipa da Luz na vitória (4-0) sobre o Áustria de Viena, e pôs o Benfica a 90 minutos de garantir a sua terceira participação consecutiva na fase de grupos da ''Liga Milionária''.

A formação comandada por Fernando Santos, que apresentou cinco reforços durante toda a partida, voltou assim a vencer o FC Copenhaga, depois de em 2006/2007 ter triunfado por 3-1, e parte para a Dinamarca (29 de Agosto) com um resultado perigoso, devido ao golo ''caseiro'' sofrido, marcado por Hutchinson (36).

No primeiro ''onze'' oficial da temporada, Fernando Santos apostou numa dupla atacante composta por dois reforços (Óscar Cardozo e Bergessio), com Rui Costa no apoio, como figura mais avançada do lonsango do meio-campo, acompanhado de Nuno Assis (regresso oficial à competição), Katsouranis e Petit, mais recuado.

Na defesa, o técnico ''encarnado'' deu o lado direito a Luís Filipe, última contratação do clube da águia, que se juntou a Luisão, David Luiz e Léo, à frente do guarda-redes Quim.

No regresso à Luz, o FC Copenhaga voltou a apresentar o 4-4-2, com a mesma toada de contra-ataque, e com as estrelas da companhia (Jesper Gronkjaer e Marcus Allback) novamente a liderarem as jogadas ofensivas, seguidos de um meio-campo mais interessado em destruir jogo do que construir.

Num Estádio da Luz pintado de vermelho e algum cor-de-rosa, o Benfica entrou na partida ainda a ritmo de pré-epoca e só aos 20 minutos é que conseguiu incomodar a baliza de Christiansen, através de um bom cabeceamento de Óscar Cardozo após centro de Rui Costa.

Pouco depois (25 minutos), o número ''10'' dos ''encarnados'' deu vantagem ao clube da Luz, ao rematar do ''meio da rua'' com o guarda-redes dinamarquês a ficar mal no lance.

Com o golo, o FC Copenhaga subiu mais no terreno, principalmente pelas alas, e acabou mesmo que conseguir chegar ao empate através de um remate seco do canadiano Hutchinson (36 minutos), que aproveitou da melhor forma um mau alívio de Luisão.

A defensiva ''encarnada'' demonstrou alguma insegurança, principalmente nas bolas paradas, e apanhou dois sustos (33 e 40) quando os ''centrais'' dinamarqueses (Norregard e Hangeland) apareceram sem marcação na area após a marcação de um pontapé de canto.

Na primeira parte, destaque ainda para a estreia do norte-americano Freddy Adu, que entrou para o lugar do lesionado Luisão, recuando Katsouranis para o centro da defesa.

No regresso dos balneários, Fernando Santos apostou em Fábio Coentrão (outra estreia) para o lugar do apagado Bergessio, mudando para o 4-3-3, e por pouco que a nova táctica não deu logo resultado, com Cardozo a corresponder com um cabeaceamento fraco após centro do antigo jogador do Rio Ave.

O avançado paraguaio continuou a criar perigo, com uma bomba fora da área aos 60 minutos para grande defesa de Christiansen, numa altura em que a equipa da Luz (e os adeptos) já demonstrava algum nervosismo.

Com a equipa visivelmente cansada, com alguns jogadores a sentirem mesmo algumas dificuldades em correr, Rui Costa deu a vitória ao ''encarnados'', a cinco minutos do fim, novamente com um disparo fora da área, desta vez com Christiansen a não ter hipóteses de defesa.

O Benfica parte assim com uma magra vantagem para o segundo jogo da eliminatória, no dia 29 de Agosto, na Dinamarca.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica - FC Copenhaga, 2-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Rui Costa, 25 minutos.
1-1, Hutchinson, 36.
2-1, Rui Costa, 86.

Equipas:

- Benfica: Quim, Luís Filipe, Luisão (Adu, 38), David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Nuno Assis (Nuno Gomes, 74), Rui Costa, Bergessio (Fábio Coentrão, 46) e Cardozo.

(Suplentes: Butt, Nelson, Miguelito, Adu, Fábio Coentrão, Mantorras e Nuno Gomes).

- FC Copenhaga: Christiansen, Kvist, Gravgaard, Hangeland, Jensen, Noregaard (Sionko, 89), Wurtz, Silberbauer, Hutchinson, Gronkjaer e Allback (Nordstrand, 78).

(Suplentes: Coe, Ailton, Nordstrand, Antonsson, Wendt, Sionko, Neestrup).

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Gronkjaer (45), Luís Filipe (53), Petit (58), Wurtz (61), David Luiz (67) e Rui Costa (86).

Assistência: 55.722 espectadores.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?