Golos de Danilo, no arranque do segundo tempo, e de Esgaio, nos descontos, deram hoje a vitória ao Sporting de Braga em casa do Desportivo das Aves, num jogo intenso da terceira jornada da I Liga de futebol.
A equipa da casa, que esteve a jogar desde os últimos minutos da primeira parte com menos um jogador, bateu-se bem, apesar da desvantagem, e correu sempre à procura do golo do empate, não desistindo até ao apito final.
No entanto, a experiência dos bracarense acabou por ser decisiva.
O conjunto avense ainda não conhece o sabor da vitória neste regresso à Liga. A equipa comandada por Ricardo Soares entrou a perder na Taça da Liga, tendo sido derrotada em Moreira de Cónegos (1-0), somou nova derrota na ronda inaugural do campeonato com o Sporting (0-2) e na última jornada empatou a duas bolas na Mata Real, com o Paços de Ferreira, depois de ter estado a vencer por 2-0.
O Sporting de Braga, por outro lado, chegou a Vila das Aves confiante, depois do triunfo em casa do FH Hafnarfjordur, na Islândia (1-2), que colocou os minhotos numa boa situação para ultrapassar mais uma eliminatória da Liga Europa. Para o campeonato, na última jornada, os bracarenses venceram o Portimonense e, no primeiro jogo, sofreram uma derrota com o Benfica.
Na Vila das Aves, as duas equipas apresentaram, nos primeiros 45 minutos, um jogo muito intenso, com mais oportunidades para os bracarenses, mas com a equipa da casa a conseguir dar resposta no ataque e a beneficiar de um dia inspirado do guardião Facchini.
Aos 10 minutos, num livre direto, Xadas rematou forte e colocado à baliza do Desportivo das Aves, mas Facchini não facilitou, negando o golo com uma grande defesa.
Quatro minutos depois, foi novamente o guarda-redes que evitou o golo, depois de Fábio Martins conseguir ultrapassar toda a defesa do Aves e, de cabeça, atirar à baliza.
Na resposta, e a provar o jogo frenético que se assistia, o Aves esteve muito perto de inaugurar o marcador. Na sequência de um cruzamento para a área, Guedes fez o derradeiro remate com a cabeça, acabando a bola por não sair muito longe do poste.
A chegar ao intervalo, e a intensificar o ataque e os remates à baliza, o Sporting de Braga voltou a ameaçar a baliza do Desportivo das Aves com um remate à trave de Paulinho.
A quatro minutos do apito para o descanso, a equipa da casa ficou reduzida a 10 jogadores depois de Amilton ver cartão vermelho direto, devido a uma suposta agressão a Rosic. Um lance que deixou algumas dúvidas, mas o árbitro prontamente expulsou o jogador avense.
O segundo tempo, que se iniciou com o mesmo ritmo intenso da primeira parte, abriu praticamente com o golo do Sporting de Braga.
Num livre direto em posição frontal para a baliza dos Desportivo das Aves, Danilo fez a bola passar por cima da barreira entrando na baliza. Facchini ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para impedir o golo.
A partir dessa altura, e mesmo a jogar com menos um, o Aves procurou o golo do empate, exercendo pressão na defesa da equipa comandada por Abel Ferreira. Ainda assim, a lição estava bem estudada e o perigo acabou sempre por passar ao lado.
Já em tempo de descontos, o Sporting de Braga, claramente a dominar, aumentou a vantagem. Após um mau corte de Guedes, que deixou a bola ao alcance de Ricardo Esgaio, o lateral não desperdiçou a oportunidade e atirou, sem qualquer hipótese de defesa para Facchini.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.