loading

Bwin Liga: Sporting goleia Académica por 4-1 no arranque da nova época

O Sporting confirmou hoje o bom início de temporada, com um tranquilo triunfo sobre a Académica por 4-1, no jogo inaugural da Liga portuguesa de futebol, depois de há uma semana ter conquistado a Supertaça.

Bwin Liga: Sporting goleia Académica por 4-1 no arranque da nova época

Derlei estreou-se da melhor forma em Alvalade, com o primeiro golo da Liga, mas foi o tento de Liedson, em “cima” do intervalo, que acabou com a resistência dos “estudantes”, tendo Tonel e João Moutinho feito os outros golos “leoninos” e Gyano o tento de honra dos visitantes.

Apesar de abrirem a Liga, este foi para as duas equipas o segundo jogo oficial da temporada, embora a estreia tenha tido sabores diferentes.

No sábado, o Sporting derrotou o FC Porto por 1-0, na Supertaça, que foi hoje, antes do início do encontro, entregue pelo “capitão” João Moutinho ao presidente Filipe Soares Franco, enquanto no dia seguinte a Académica foi surpreendida pelo Fátima, da Liga de Honra, na segunda eliminatória da Taça da Liga.

Como habitualmente, o treinador do Sporting, Paulo Bento, recorreu ao “4-4-2”, com apenas duas alterações forçadas em relação ao encontro da Supertaça, com a entrada de Ronny e Vukcevic para o lugar dos lesionados Pedro Silva e Izmailov.

Assim, Abel, Polga, Tonel e Ronny formaram o quarteto defensivo, à frente de Stojkovic, com Miguel Veloso a ser o vértice mais recuado do losango, ladeado por João Moutinho e Vukcevic, enquanto Romagnoli actuou nas costas de Liedson e Derlei.

O mesmo esquema foi montado pelo técnico da Académica, Manuel Machado, contudo, e quando o Sporting atacava, a “Briosa” passava a actuar em 4-5-1, com um dos avançados - Lito - a recuar para cobrir as subidas de Abel, mais arrojado do que Ronny.

Muito bem organizada, a equipa de Coimbra concedeu poucos espaços ao Sporting e procurava sempre que podia lançar o contra-ataque, acabando por criar a primeira grande oportunidade de golo, aos 12 minutos, mas Lito, isolado, atirou muito por cima.

O Sporting respondeu quatro minutos depois, mas Liedson, na cara de Pedro Roma, colocou a bola nas malhas laterais, ao contrário de Derlei, que na primeira oportunidade que dispôs colocou o Sporting em vantagem, com um remate colocado à entrada da área.

O avançado brasileiro tinha terminado a última época a marcar, naquele que foi o único golo com a camisola do Benfica, curiosamente contra a Académica, e fez hoje o primeiro golo da Liga 2007/08.

Apesar de não se ter desorganizado e ter mantido a mesma filosofia de jogo, a Académica acabou por sofrer mais um golo em “cima” do intervalo, pelo inevitável Liedson, que, de cabeça deu a melhor sequência a um livre apontado por Romagnoli.

O avançado brasileiro manteve a tradição de marcar à Académica, somando o nono golo em 10 encontros.

Ao intervalo, Manuel Machado deu mais peso ao ataque da sua equipa, com a entrada de Gyano para o lado de Joeano, mas o Sporting podia ter ampliado a vantagem nos primeiros minutos do segundo tempo.

Logo aos 47 minutos, Vukcevic podia ter-se estreado a marcar pelos “leões”, mas demorou muito a rematar e um defesa cortou a bola, e, cinco minutos depois, Liedson viu Pedro Roma negar-lhe o segundo com uma grande defesa.

Apesar das alterações efectuadas - Manuel Machado esgotou as substituições aos 62 minutos, com a entrada de Hélder Barbosa -, a Académica deixou de ser tão acutilante no contra-ataque, começou a ceder mais espaços na retaguarda e podia ter saído com um resultado mais pesado de Alvalade.

O Sporting acabaria por conseguir o terceiro golo, aos 69 minutos, com Tonel a encostar para o fundo das redes, aproveitando a incapacidade dos “estudantes” para aliviar a bola, na sequência de um pontapé de canto.

A sete minutos do final, a Académica ainda conseguiu reduzir por Gyano, que, quatro minutos depois, podia ter feito novo golo e relançado a discussão do resultado, mas desta feita não conseguiu desfeitear o guarda-redes sérvio.

João Moutinho fechou a contagem no último minuto, na transformação de uma grande penalidade, a punir uma falta sobre Liedson.

Com este triunfo, o Sporting soma já 44 vitórias em 56 confrontos caseiros com a Académica, que apenas venceu no reduto “leonino” em cinco ocasiões.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?