O Sporting de Braga qualificou-se hoje para a fase de grupos da Liga Europa de futebol após vencer o FH Hafnarfjordur, por 3-2, num jogo muito sofrido em que esteve a perder por duas vezes.
Paulinho, com dois golos hoje e um na primeira mão (vitória por 2-1) foi o herói da partida e da eliminatória, assumindo-se como uma opção muito válida para Abel Ferreira.
Poucos esperariam que, depois do triunfo na Islândia, o Sporting de Braga tivesse de sofrer tanto para seguir em frente, mas a verdade é que o FH Hafnarfjordur vendeu muito caro o apuramento dos minhotos.
O segundo golo de Paulinho, aos 80 minutos, dava a passagem aos bracarenses depois dos visitantes terem igualado a eliminatória, mas alívio só chegou mesmo aos 90+3 quando Dyego Sousa aproveitou um erro do guarda-redes contrário para sentenciar o marcador em 3-2.
Os minhotos voltaram a entrar mal no jogo, dando a primeira parte ao adversário, situação já vista nos poucos jogos realizados nesta nova época.
É verdade que o FH Hafnarfjordur perdeu em casa e, como lhe competia, foi em busca de anular essa desvantagem com uma entrada forte em jogo, mas o Sporting de Braga foi demasiado passivo e sem ideias.
Com o guarda-redes islandês, Gunnar Nielsen, a jogar quase como um líbero, o golo inaugural da partida surgiu aos 16 minutos com Bodvarsson, num belo ‘salto de peixe’, a corresponder da melhor forma a um cruzamento de Vidarsson da direita.
A resposta tardou e só aos 33 minutos o Braga criou perigo, com Paulinho, em boa posição, a cabecear muito mal após centro de Stojiljkovic.
O jogo muito físico dos islandeses deixava em sobressalto a macia defesa minhota, mas aos 39 minutos, o Sporting de Braga chegou ao empate através dos mesmos protagonistas: fuga de Stojiljkovic pela esquerda, após um lançamento lateral, e remate de primeira, agora certeiro, de Paulinho.
O Braga voltou a entrar a ‘dormir’ na segunda parte e o FH voltou a adiantar-se no marcador, novamente por Bodvarsson, que igualou a eliminatória ao fazer o segundo golo, na recarga, após a uma grande defesa de Matheus a um primeiro cabeceamento (51).
A equipa da casa reagiu e podia ter marcado por diversas vezes no espaço de seis minutos, por Ricardo Horta (53), Stojiljkovic (55) e Paulinho (59).
Abel Ferreira só mexeu na equipa aos 71 minutos e não arriscou, trocando apenas de ponta-de-lança, Dyego Sousa (uma estreia esta época) por Stojiljkovic, mas foi do brasileiro que saiu a assistência para Paulinho bisar (80).
O FH lançou-se então à procura do golo que lhe poderia dar a passagem à fase de grupos, mas sempre com mais coração do que cabeça, e seria o Braga a vencer com um golo de Dyego Sousa nos descontos (90+3).