loading

Naval e Belenenses selam quinto empate, no adeus de Fernando Santos

A Naval e o Belenenses selaram hoje o quinto empate da ronda inaugural da edição 2007/2008 da Liga portuguesa de futebol, ao empatarem 1-1 na Figueira da Foz, num dia marcado pelo “adeus” do Benfica a Fernando Santos.

Naval e Belenenses selam quinto empate, no adeus de Fernando Santos

No encontro que fechou a ronda, os forasteiros adiantaram-se, com um tento do brasileiro Fernando, aos 80 minutos, de livre directo, mas os anfitriões restabeleceram a igualdade aos 89, num cabeceamento do também “canarinho” Paulão, na sequência de um canto.

O que marca a ronda de abertura é, no entanto, a “chicotada psicológica” no Benfica: os “encarnados” perderam sábado os dois primeiros pontos da época (1-1 com o Leixões, no Bessa) e Fernando Santos foi demitido e será substituído pelo espanhol Jose Antonio Camacho, de regresso, após passagem pela Luz em 2002/2003 e 2003/2004.

A formação “encarnada” até parecia bem encaminhada para o triunfo, quando, aos 90 minutos, Petit inaugurou o marcador, de cabeça, após um canto, mas, aos 94, o nigeriano Nwoko estragou a festa aos “encarnados” e precipitou o “adeus” do “engenheiro do penta”.

O Benfica foi, ainda por cima, o único dos “grandes” que falhou a abrir, ao contrário do Sporting, cujo colectivo foi demasiado para a Académica (4-1 em Alvalade, sexta-feira), e do FC Porto, vencedor em Braga por 2-1, sábado, graças à magia de Ricardo Quaresma.

Em Lisboa, no encontro que deu o “pontapé de saída” no campeonato, os “leões” estiveram demolidores, vencendo com dois tentos “canarinhos”, de Derlei (26 minutos) e Liedson (45), e outros tantos lusos, de Tonel (69) e João Moutinho (90, de grande penalidade).

O húngaro Gyano, com um tento, aos 83 minutos, e uma boa oportunidade, pouco depois, ainda assustou os adeptos “leoninos”, mas o Sporting acabou por ganhar com facilidade, confirmando as boas indicações dadas na Supertaça (1-0 ao FC Porto, em Leiria).

Por seu lado, Ricardo Quaresma resolveu o jogo para o FC Porto, ao “bisar”, aos 34 e 84 minutos, com dois tentos de livre directo, de nada valendo ao Sporting de Braga o golo apontado, aos 48, por João Vieira Pinto, que domingo completou 36 anos.

Em vésperas de se defrontarem, no Dragão, Sporting e FC Porto apenas têm uma equipa a acompanhá-los na liderança, o Marítimo, que sábado recebeu e bateu o europeu Paços de Ferreira por 3-1, com um “bis” de Makukula e um tento de Ediglê, todos na primeira metade.

Numa ronda que apenas rendeu 18 golos, destaque ainda para o empate conquistado pelo Vitória de Setúbal no reduto do Vitória de Guimarães (1-1): Fajardo adiantou bem cedo (05 minutos) os locais, mas Matheus não demorou a responder (26).

Os outros dois jogos terminaram como começaram, com igualdades a zero, entre Nacional e Estrela da Amadora, na Choupana, e entre União de Leiria e Boavista, no “vazio” municipal leiriense.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?