O ''clássico'' prematuro entre FC Porto e Sporting, domingo no Dragão, e a estreia na Luz de José António Camacho, de regresso ao Benfica, marcam a segunda jornada da Liga portuguesa de futebol.
Duas semanas depois de terem disputado o primeiro troféu da temporada, a Supertaça (arrumada nas vitrinas de Alvalade), FC Porto e Sporting voltam a cruzar-se, agora para a Liga, começando cedo a capitalizar pontos no ''campeonato dos grandes''.
Mas o primeiro grande motivo de interesse da segunda jornada está marcado para um dia antes, na Luz, onde Camacho, de regresso ao Benfica três anos depois de ter ''roubado'' a Taça de Portugal ao FC Porto de José Mourinho, tentará ''remediar'' as debilidades no centro da defesa.
Anderson estará a caminho dos franceses do Lyon e Zoro e David Luiz estão lesionados. Luisão, vindo de lesão, já treinou hoje com precauções e poderá ser opção para sábado, frente ao Vitória de Guimarães, ao lado de Katsouranis, médio adaptado a central, ou do jovem Miguel Vítor.
A ''novela'' da troca de Fernando Santos por Camacho, na sequência do empate 1-1 com o Leixões, e o (mau) regresso de Portugal à campanha de qualificação para o Euro2008 (1-1 na Arménia) acabaram por ''ofuscar'' o primeiro grande ''clássico'' do campeonato, que só hoje começará a ser preparado mais a sério por Jesualdo Ferreira e Paulo Bento.
Comparativamente à equipa que se estreou na Liga com uma vitória em Braga (2-1), Jesualdo Ferreira terá de operar algumas alterações no ataque portista, em virtude da lesão de Adriano e da disponibilidade de Lisandro Lopez (cumpriu um jogo de castigo no Minho).
O técnico dos bicampeões nacionais deverá apostar num ''tridente'' ofensivo formado por Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Lisandro Lopez para tentar desforrar-se das duas últimas derrotas consecutivas sofridas com o Sporting, enquanto Paulo Bento, invicto fora de casa desde Janeiro de 2006, conta com a vantagem de gerir um plantel sem problemas físicos.
Nos outros encontros da ronda, o maior destaque aponta para o Restelo, onde se defrontam os ''europeus'' Belenenses e Sporting de Braga, equipas que ''renderam'' apenas um ponto na ronda inaugural (empate 1-1 dos lisboetas no terreno da Naval e derrota dos minhotos com o FC Porto).
Na ronda domingueira, a Académica, que sofreu a mais pesada derrota do passado fim-de-semana (4-1 em Alvalade), recebe em Coimbra a União de Leiria, formação ainda a lutar por uma vaga nas competições europeias e que arrancou no campeonato com um ''nulo'' frente ao Boavista.
Os ''axadrezados'' estreiam-se no Bessa diante o Marítimo, enquanto o Paços de Ferreira (derrotado no Funchal por 3-1 na semana passada) recebe o Leixões, o grande responsável pela primeira (e inesperada) ''chicotada psicológica'' da época futebolística.
Estrela da Amadora e Naval 1º de Maio completam a ronda domingueira da segunda jornada, que só encerra segunda-feira com a recepção do Vitória de Setúbal ao Nacional.
LUSA