O Marítimo recebeu e venceu hoje o Rio Ave por 1-0, graças a um golo de Ibson, já depois do minuto 90, em partida da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Além de impor a primeira derrota ao conjunto de Miguel Cardoso, ultrapassando-o na tabela, passando a somar 12 pontos, no quarto lugar, a equipa madeirense completou um ano inteiro sem perder em casa para o campeonato, com 18 jogos seguidos - a última derrota havia sido diante do Rio Ave, a 11 de setembro de 2016.
Daniel Ramos também conseguiu igualar o recorde do brasileiro Paulo Autuori da época 1991/92, em estar seis partidas consecutivas sem sofrer golos nos Barreiros.
Nota ainda para a expulsão direta de Francisco Geraldes no lado do Rio Ave, aos 24 minutos, que surgiu depois de o vídeo-árbitro ter alertado Bruno Esteves, que depois interrompeu a partida para analisar a entrada sobre Edgar Costa e mostrar o cartão vermelho ao médio do clube de Vila do Conde.
Fábio China recuperou de lesão e regressou aos relvados pela primeira vez esta temporada no lado do Marítimo. Já Leandrinho, médio formado nas escolas do Santos, fez a estreia oficial pelo Rio Ave, mais de um ano depois de ter assinado pelos vila-condenses.
Ambas as equipas mostraram intenção em apostar em rápidas transições para o ataque, embora tenha sido apenas o Marítimo a fazê-lo com sucesso, com Jean Cléber e Ricardo Valente a criarem as primeiras situações de perigo nos quatro minutos iniciais.
O minuto 21 acabou por marcar o resto da partida, primeiro, por um remate de Jean Cléber ao poste direito da baliza de Cássio.
Logo de seguida, Francisco Geraldes fez uma entrada dura sobre Edgar Costa. O árbitro Bruno Esteves nem tinha assinalado falta, mas, após a intervenção do vídeo-árbitro, que levou à interrupção da partida, decidiu mostrar o cartão vermelho direto ao médio emprestado pelo Sporting.
O Marítimo acabou por também sofrer uma baixa, mas por lesão, quando Erdem Sen teve de ser substituído perto do intervalo, o que fez Daniel Ramos a trocar o médio por um avançado, Rodrigo Pinho, procurando aproveitar a vantagem numérica.
Foi no período de descontos que o Rio Ave conseguiu finalmente assustar a defesa contrária, com um desvio de cabeça de Tarantini à malha lateral. Na resposta, no último minuto do primeiro tempo, Edgar Costa executou um livre direto, defendido por Cássio.
O segundo tempo deixou muito a desejar, com o Marítimo a revelar pouca criatividade no último terço, além de ainda cometer alguns erros no setor mais recuado, que Rio Ave não soube aproveitar.
As oportunidades foram escassas e uma das poucas surgiu a cinco minutos dos 90, quando um corte de Leandrinho quase resultava em autogolo, valendo a intervenção atenta de Cássio.
O golo, que parecia nunca chegar, lá surgiu no segundo minuto de compensação. Gildo colocou a bola à entrada da área, onde Rodrigo Pinho serviu, com um grande passe de calcanhar, Ibson, para o extremo brasileiro estrear-se a marcar pelos ‘verde rubros', selando o triunfo maritimista.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.