O Sporting Braga e Estoril, que só perderam pontos para os ‘grandes’, defrontam hoje, na quinta jornada da I Liga de futebol, duas equipas em situação difícil na classificação, o Vitória de Setúbal e o Moreirense, respetivamente.
Os minhotos somam duas derrotas, na Luz e no Dragão, na primeira e quarta jornadas, respetivamente, enquanto os estorilistas só baquearam no Dragão e em Alvalade, na primeira e na terceira jornadas, ocupando o sétimo e oitavo lugares, com seis pontos cada.
A equipa bracarense desloca-se ao terreno do Vitória de Setúbal, cujo início de época tem sido pouco auspicioso, somando três empates e uma derrota, sem conhecer até agora o sabor do triunfo, o que afeta inevitavelmente a confiança dos seus jogadores.
O jogo mais bem conseguido dos sadinos foi, teoricamente, o mais difícil, em Alvalade, em que perdeu apenas no período de compensações, de penálti, o que pode constituir um bom indício para a partida de domingo, frente a um adversário mais cotado como é o Sporting de Braga, que foi vencer à Vila das Aves por 2-0 e bateu o Portimonense em casa com alguma dificuldade por 2-1.
O Estoril, exceção feita ao jogo de estreia no Dragão, em que sofreu pesada derrota, tem impressionado pelo futebol praticado e pela qualidade individual de vários dos seus jogadores, consubstanciada na vitória clara por 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, na Amoreira, e no triunfo no difícil terreno do Tondela, por 3-2, depois de ter estado a vencer por 3-0.
Tendo isso em conta, esperam-se grandes dificuldades ao Moreirense, de Manuel Machado, que soma duas derrotas, a última das quais em casa por 3-0 frente ao Tondela, e dois empates até ao momento, para evitar uma derrota na Amoreira.
Finalmente, o Vitória de Guimarães recebe o Boavista, num ‘duelo’ de velhos rivais que fazia 'faísca' nos anos 80, numa altura em que as duas equipas atravessam um momento difícil, fruto de um mau arranque de campeonato.
Os minhotos só venceram o Desportivo de Chaves em casa, por 3-2, empataram em Paços de Ferreira sem golos, e sofreram duas derrotas pesadas, por 3-0 no Estoril e por 5-0 em casa, frente ao Sporting, que deixam mossa anímica em qualquer equipa, o que releva a importância de retomar o caminho das vitórias o mais rápido possível para recuperar os níveis de confiança.
No entanto, o Boavista também precisa, ‘como de pão para a boca’, de inverter o ciclo negativo marcado por três derrotas – em Portimão, em casa com o Rio Ave e nos Barreiros, perante o Marítimo – ciclo esse amenizado com a vitória em casa frente ao Aves por 1-0, na última jornada.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.