O Portimonense recompôs-se hoje da goleada sofrida em casa, no domingo passado, com o Varzim (0-4), ao empatar sem golos com o Rio Ave, em Vila do Conde, no encontro inaugural da segunda jornada da Liga de Honra.
Os primeiros 20 minutos foram para esquecer, com as equipas a rivalizarem no futebol mal jogado, na pobreza técnica e na falta de imaginação. Ainda assim, coube aos visitantes a situação de maior perigo, obra de um remate que Mora sacudiu para canto.
Foi preciso esperar até aos 28 minutos para se ver uma jogada com cabeça, tronco e membros, que os poucos espectadores presentes saudaram ruidosamente. Niquinha lançou Ribeiro e este foi à linha de fundo cruzar bem, mas em vão, porque Ronaldo, Henrique e companhia abordaram mal o lance e o perigo esfumou-se.
Na ponta final do primeiro tempo, o Rio Ave, líder provisório, dominou e podia muito bem ter ido para o intervalo em vantagem frente a um adversário com o qual perdeu os dois últimos confrontos, o primeiro para o campeonato anterior (1-2, em Vila do Conde) e o segundo já esta época, para a Taça da Liga (1-0, em Portimão).
A segunda parte começou com o Rio Ave mais dominador, em boa medida devido ao inconformismo e labor de Niquinha, que aos 35 anos continua a correr como um jovem. Destaque também para Milhazes, sempre voluntarioso e disponível para colaborar no ataque.
O Portimonense resistia como podia, mas aos 78 minutos esteve até muito perto de levar para casa os três pontos. Maxi Bevacqua isolou-se frente a Mora e o golo parecia mais do que certo, mas o atacante fez o mais difícil, ao atirar por cima da baliza, com um “chapéu” mal executado.
Num encontro quase sempre mal disputado, o nulo serve bem os interesses do Portimonense e penaliza o Rio Ave, que se estrava perante o seu público e se apresentava moralizado pelo triunfo alcançado na ronda anterior em Gondomar (2-3).
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Ribeiro, Gaspar, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Niquinha, Evandro, Miguel Lopes Luisinho, 83), Henrique (Chidi, 77) e Ronaldo (Keita, 72).
(Suplentes: César, André Vilas Boas, Luisinho, Fábio Faria, Samson e Chidi).
- Portimonense: Mário Felgueiras, Ricardo Pessoa, Miguel Ângelo, Nuno André, Emídio Rafael, Rui Ferreira, Raphael Freitas (Gonzalo, 78), Nuno Coelho, Carlos Manuel (Pimenta, 89), Tarantini e Maxi Bevacqua (Malick Cissé, 86).
(Suplentes: Michael Etulain, João Vítor, Mamadou, Gonzalo, Pimenta, Douglas Codó e Malick Cissé).
Árbitro: João Vilas Boas (Braga).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Raphael Freitas (16), Nuno Coelho (20), Miguel Lopes (43) e Carlos Manuel (84).
Assistência: cerca de 400 espectadores.
LUSA