O Sporting, com uma primeira parte de sonho, estreou-se hoje na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol com um triunfo por 3-2 sobre o Olympiacos, num encontro em que podia ter alcançado uma goleada histórica.
No Pireu, na primeira jornada do Grupo D, os ‘leões’ efetuaram uma entrada diabólica no jogo e, aos 13 minutos, já venciam por 2-0, com golos de Doumbia, logo aos dois, e Gelson Martins.
Antes do intervalo, aos 43 minutos, Bruno Fernandes aumentou a vantagem, mas o Sporting podia ter regressado aos balneários com um resultado ainda mais folgada, tal foi o número elevado de ocasiões que criou.
Na segunda parte, os ‘leões’ optaram por baixar a intensidade do jogo e apanharam um valente susto perto do fim, com o colombiano Pardo, ex-Sporting de Braga, a bisar para os gregos aos 89 e 90+3 minutos.
Foi um Sporting de duas faces em Atenas, tal a diferença de postura, velocidade e intensidade da equipa de Jorge Jesus nas primeira e segunda partes.
Tal como já tinha acontecido em Bucareste, no 'play-off', Dost ficou sentado no banco de suplentes e Doumbia apareceu no ‘onze’ inicial, tendo sido logo determinante aos dois minutos, quando cabeceou com sucesso para as redes do Olympiacos, após centro de Acuna.
Neste período, a equipa de Alvalade pareceu sempre mais forte que os campeões gregos, incutindo uma enorme intensidade no jogo, com Gelson Martins como principal figura.
Aos 13 minutos, o extremo português aproveitou novo erro defensivo dos gregos e bateu o guarda-redes Kapino, depois de ter corrido com a bola isolado mais de 50 metros.
Subitamente, o Sporting estava a vencer por 2-0 e novas oportunidades foram surgindo, perante um Olympiacos completamente perdido em campo e com um setor defensivo totalmente desorganizado.
Pouco depois, Bruno Fernandes acertou no poste e Coates falhou também grande oportunidade para marcar, quando, com surpresa, apareceu isolado perante o guardião da casa.
Depois de Gelson ter acertado na barra, Bruno Fernandes fez o terceiro, ao aparecer outra vez isolado, desta vez após excelente passe de Coates. Com um belo toque, o médio português bateu Kapino.
Em condições de poder alcançar uma goleada histórica em Atenas, o Sporting acabou por baixar as linhas na segunda parte, reduziu a velocidade e optou por poupar energias já para o próximo jogo do campeonato português.
O Olympiacos ganhou alguma confiança, mas mesmo assim não foi capaz de incomodar Rui Patrício, apesar do guardião luso e outros jogadores dos ‘leões’ terem protagonizado algumas perdas de bola infantis, que podia ter relançado os gregos na partida.
Só perto do fim é que o Sporting voltou a rematar à baliza helénica, com Dost, que tinha, entretanto, rendido Doumbia, a acertar na barra.
Já com a vitória no ‘bolso’, e com Ristovski em campo, na sua estreia, a equipa de Jorge Jesus relaxou totalmente e sofreu dois golos de rajada, ambos por Pardo e em lances com muita culpa para a defensiva ‘leonina’.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.