O Vitória de Setúbal e o Nacional mantiverem hoje a maioria absoluta de empates (nove em 16 jogos) na edição 2007/2008 da Liga portuguesa de futebol, ao anularem-se no Bonfim (1-1), no embate que encerrou a segunda jornada.
A formação insular adiantou-se no marcador logo aos oito minutos, por intermédio do uruguaio Lipatin, ex-jogador do Marítimo, e os locais empataram aos 19, pelo brasileiro Paulinho, que estava claramente (bem mais de meio metro) em fora-de-jogo.
Os dois conjuntos estão, assim, no grupo dos sextos colocados, todos com dois pontos, numa tabela encabeçada pelo Marítimo, que depois de ter aberto a prova com um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira por 3-1, ganhou domingo no Bessa por 2-0.
Um “bis” madrugador do brasileiro Kanu (02 e 20 minutos) manteve o “onze” do brasileiro Sebastião Lazaroni, ex-seleccionador “canarinho”, na frente, com dois golos de vantagem (5-1 contra 3-1) em relação ao bicampeão nacional em título FC Porto.
Apesar destes “fogachos” dos insulares, os “azuis e brancos” são a equipa em maior destaque na prova: começaram com um triunfo por 2-1 em Braga, “selado” com um “bis” de Ricardo Quaresma, e venceram domingo na recepção ao Sporting por 1-0.
O médio internacional luso Raul Meireles marcou, aos 54 minutos, o único tento dos “azuis e brancos”, na sequência de um livre indirecto mal assinalado pelo árbitro lisboeta Pedro Proença, que considerou atraso - para Stojkovic - um corte de Anderson Polga.
Certo é que, apesar de mais uma vez com grandes dificuldades, os “dragões” já somam mais seis pontos em relação aos mesmos jogos da época passada (1-2 em Braga e 0-1 com o Sporting), três pontos de avanço face ao Sporting e quatro em relação ao Benfica.
Na estreia do regressado Jose Antonio Camacho, e apesar da presença de mais de 50.000 na Luz, os “encarnados” repetiram face ao Vitória de Guimarães (0-0) o resultado da ronda inaugural (1-1 com o Leixões, no Bessa), demonstrando que estão sem “alma”.
A “venda” do “capitão” Simão continua a pesar muito no conjunto da Luz, bem mais do que a ausência dos centrais (Luisão, David Luiz e Zoro estão lesionados, tendo jogado Katsouranis e o júnior Miguel Vítor), e a exibição voltou a ser alarmante.
Numa ronda mais uma vez muito pobre em matéria de golos (15), destaque ainda para o triunfo por 3-1 do Estrela da Amadora na recepção à Naval, que valeu ao conjunto da Reboleira, que se tinha estreado com um “nulo” na Choupana, a subida ao terceiro posto.
Cardoso, Wagnão e Mateus apontaram os tentos dos comandados de Daúto Faquirá, que seguem a dois pontos dos líderes e com mais um relação ao Sporting e ao Sporting de Braga, vencedor por 2-0 no Restelo (sábado), com tentos de César Peixoto e Vandinho.
Nos outros encontros, Académica e União de Leiria “anularam-se” no derby do Centro (1-1), em Coimbra, e o recém-promovido Leixões, que já havia “enganado” o Benfica na primeira ronda, conquistou um ponto em Paços de Ferreira (1-1).
LUSA