Os ingleses do Liverpool, vice-campeões europeus em título, os italianos da Lázio e os escoceses do Glasgow Rangers garantiram hoje um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ao ultrapassarem a terceira pré-eliminatória.
Depois de já ter ganho em França por 1-0, o Liverpool goleou em casa o Toulouse por 4-0, com golos de Peter Crouch (19 minutos), do finlandês Sami Hyypia (49) e do holandês Dirk Kuyt (87 e 91), impedindo o bicampeão português FC Porto de ser cabeça-de-série.
Para o sorteio de quinta-feira, a formação inglesa juntou-se a AC Milan, FC Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Lyon como equipas com melhor coeficiente do que o FC Porto, campeão da Europa em 1986/87 e 2003/2004.
Deste lote de cabeças-de-série ainda deverá sair o hexacampeão francês em título, o que acontecerá se o Valência, de Miguel, Caneira e Manuel Fernandes, confirmar quarta-feira o apuramento: na primeira “mão”, recebeu e bateu os suecos do Elfsborg por 3-0.
Nos outros encontros de hoje, a Lázio, que havia empatado em casa 1-1, chegou ao intervalo a perder 1-0 com o Dínamo de Bucareste (golo de Florin Bratu, aos 27 minutos), mas deu a volta na segunda parte, com um “bis” de Tommaso Rocchi (47 minutos, de grande penalidade, e 66) e um tento do macedónio Goran Pandev (54).
Por seu lado, o Glasgow Rangers conseguiu segurar em Belgrado, onde empatou 0-0 com o Estrela Vermelha, do ex-boavisteiro Lucas, a vantagem trazida da Escócia (1-0), num embate disputado perante cerca de 50.000 espectadores e arbitrado pelo português Lucílio Baptista.
Além do FC Porto, o Sporting, vice-campeão nacional em título, também já está na fase de grupos na Liga dos Campeões, enquanto o Benfica vai tentar garantir quarta-feira o apuramento: desloca-se ao reduto do FC Copenhaga, onde tem de defender o 2-1 da Luz.
LUSA