O FC Porto venceu hoje o Rio Ave, por 2-1, em partida da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, resultado que permitiu aos 'dragões' recuperarem a liderança do campeonato, no qual se mantêm invencíveis.
A primeira derrota dos vila-condenses, no seu reduto, este campeonato, começou a ser desenhada apenas na segunda parte, quando Danilo, aos 54, e Marega, aos 67, apontaram os tentos do FC Porto.
O Rio Ave ainda conseguiu reduzir para 2-1, aos 80 minutos, por intermédio de Nuno Santos, mas já não teve tempo para conseguir inverter o desaire, até porque a tarefa ficou dificultada com a expulsão do defesa Marcão, aos 88 minutos, por acumulação de amarelos.
Com o triunfo conquistado hoje em Vila do Conde, o FC Porto fecha a jornada na frente do campeonato, com 18 pontos, os mesmo que o Sporting, que tem desvantagem de um golo e, por isso, segue no segundo posto.
Já o Rio Ave mantém-se no quinto lugar, com os mesmos 10 pontos, tendo somando a sua segunda derrota consecutiva, no campeonato.
A formação orientada por Sérgio Conceição surgiu para este duelo apostada em superar o desaire do meio da semana, para a Liga dos Campeões, frente ao Besiktas [derrota por 3-1], mas, na verdade, as coisas não saíram bem, na fase inicial, à equipa portista.
Apesar de cedo conseguir um ascendente territorial sobre o adversário, os 'azuis e brancos' não se conseguiam libertar da teia montada pelo Rio Ave, que com um forte meio-campo e uma defesa irrepreensível, ia desfazendo as iniciativas contrárias.
Um remate de Brahimi, ao lado, aos nove minutos, e um outro, por cima, de Marega, aos 26, resumiram os atrevimentos do FC Porto na primeira meia hora de jogo, perante um adversário que não fez melhor, só dando nas vista no cabeceamento de Guedes e remate de Barreto, ambos sem grande perigo.
O nulo ao intervalo castigava, assim, a incapacidade de ambas as equipas em criar desequilíbrios e impor fantasia ao seu jogo, algo que os visitante foram mais astutos a corrigir ao intervalo.
Com uma entrada mais determinada e, sobretudo, intensa, a formação 'azul e branca' inaugurou o marcador menos de dez minutos após o reatamento, num cabeceamento de Danilo, após canto cobrado por Alex Telles.
O tento fez a equipa da casa vacilar e perder algum do fio condutor do seu futebol, permitindo aos 'dragões' aproveitarem os desequilíbrios para acentuarem a pressão e, sem surpreender, chegar o 2-0.
Numa jogada construída por Marega, e trabalhada por Brahimi, o avançado maliano do FC Porto acabou por surgir em boa posição na área vila-condense para assinar o 2-0, aos 67 minutos.
Com a vantagem mais confortável, os portistas retiram o 'pé do acelerador', permitindo que o Rio Ave ainda esboçasse uma reação, que teve maior sucesso aos 80 minutos, quando Nuno Santos, após passe de Karamanos, reduziu para 2-1.
Nesta fase final, ainda surgiu a expectativa que os vila-condenses pudesse continuar na senda da recuperação, mas com o avançar do cronómetro e, sobretudo, expulsão do defesa Marcão, aos 88, ficou claro que o triunfo, por 2-1, já não escaparia ao FC Porto.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.