O Liverpool ascendeu hoje à liderança provisória da Liga inglesa de futebol, ao golear o Derby County, por 6-0, na quinta jornada, enquanto o Manchester United sofreu para vencer o Sunderland, por 1-0.
Quatro dos seis golos da goleada dos “reds”, que vão defrontar o FC Porto no Grupo A da Liga dos Campeões, foram apontados por reforços da nova temporada.
O espanhol Fernando Torres, jogador mais caro do defeso, apontou o terceiro e sexto golos do Liverpool (56 e 77 minutos), o holandês Ryan Babel (45) fez o segundo e o ucraniano Voronin (76) fez o quinto, cabendo a Xabi Alonso os dois restantes tentos (26 e 69).
Com apenas quatro encontros disputados, o Liverpool soma 10 pontos, os mesmos que Everton, que hoje venceu o Bolton (2-1), e o Chelsea, e mais um que o Manchester City, duas equipas que apenas jogam domingo.
“Jogámos muito bem, encontrámos espaços, passámos bem e conseguimos excelentes movimentos. Foi bom ver o Fernando Torres continuar marcar, enquanto o Xabi Alonso podia ter conseguido o ‘hat-trick’”, afirmou o treinador do Liverpool, Rafa Benitez.
Por seu turno, o Manchester United, adversário do Sporting no Grupo F da “Champions”, voltou a sentir muitas dificuldades para vencer o defensivo Southampton, por 1-0, com o golo da vitória a surgir aos 72 minutos, por intermédio do regressado Saha.
O encontro marcou o regresso de Roy Keane, antigo capitão dos “red devils” e agora treinador do Southampton, a Old Trafford, que se despediu do avançado norueguês Ole Gunnar Solskjaer, que esta semana abandonou o futebol profissional.
O brasileiro Anderson estreou-se hoje pelo Manchester United em competições oficiais, sendo substituído ao intervalo por Saha, enquanto Nani voltou a ser titular, saindo já nos instantes finais da partida.
O Tottenham, com Ricardo Rocha a actuar os 90 minutos, continua com um início de época desastroso e perdeu mais dois pontos - soma apenas quatro em cinco partidas - frente ao Fulham, permitindo um empate a três, depois de ter estado a vencer por 3-1.
Já o West Ham, com Boa Morte a entrar nos instantes finais da partida, obteve um importante triunfo no terreno do Reading, por 3-0.
Nos restantes encontros do dia, o Newcastle venceu o Wigan (1-0) e ocupa o quinto posto, com mais um ponto que o Middlesbrough, que venceu o Birmingham, por 2-0.
No domingo, o Chelsea, de José Mourinho, pode isolar-se no comando da Liga, caso vença o Aston Villa, enquanto o Manchester City visita o Blackburn e o Arsenal recebe o Portsmouth.
LUSA