O Chelsea sofreu hoje a primeira derrota da temporada, por 2-0 no reduto do Aston Villa, mas manteve a liderança da Primeira Liga inglesa de futebol, agora em igualdade pontual com mais três equipas.
Em encontro da quinta jornada da “Premier League”, golos do estreante Zat Knight (47 minutos) e de Gabriel Agbonlahor (88) foram suficientes para afundar os “blues”, que se apresentaram sem qualquer português em campo, num terreno onde José Mourinho nunca conseguiu vencer.
Com este resultado, o Chelsea manteve os 10 pontos e foi apanhado na liderança do campeonato por Everton, Liverpool e Arsenal, apesar destes dois últimos terem menos um jogo disputado.
Por seu turno, o Arsenal recebeu e venceu por 3-1 o Portsmouth do luso Pedro Mendes, que entrou em campo apenas no início da segunda parte, com golos de Adebayor (08 minutos), Fabregas (35) e Rosicky (59), tendo o “ex-gunner” Kanu (60) marcado o “tento de honra” dos “pompey”.
No outro encontro do dia, e depois de um início de época auspicioso, o Manchester City, comandado pelo sueco Sven-Goran Eriksson, voltou a perder, desta vez no terreno do Blackburn, com o ex-portista Benny McCarhty (07) a facturar o único tento da partida.
No sábado, o Liverpool ascendeu à liderança da Liga inglesa, ao golear o Derby County, por 6-0, enquanto o Manchester United sofreu para vencer o Sunderland, por 1-0.
Quatro dos seis golos da goleada dos “reds”, que vão defrontar o FC Porto no Grupo A da Liga dos Campeões, foram apontados por reforços da nova temporada.
O espanhol Fernando Torres, jogador mais caro do defeso, apontou o terceiro e sexto golos do Liverpool (56 e 77 minutos), o holandês Ryan Babel (45) fez o segundo e o ucraniano Voronin (76) fez o quinto, cabendo a Xabi Alonso os dois restantes tentos (26 e 69).
Por seu lado, o Manchester United, adversário do Sporting no Grupo F da “Champions”, estreou o brasileiro Anderson e manteve Nani como titular, mas voltou a sentir muitas dificuldades para vencer o defensivo Sunderland, com a vitória a surgir apenas os 72 minutos, pelo regressado Saha.
O Tottenham, com Ricardo Rocha a actuar os 90 minutos, continua com um início de época desastroso e perdeu mais dois pontos - soma apenas quatro em cinco partidas - frente ao Fulham, permitindo um empate a três, depois de ter estado a vencer por 3-1.
Já o West Ham, com Boa Morte a entrar nos instantes finais da partida, obteve um importante triunfo no terreno do Reading, por 3-0.
LUSA