loading

Bwin Liga: FC Porto vence com tranquilidade U. Leiria

O campeão nacional FC Porto venceu hoje com facilidade em Leiria por 3-0, na terceira jornada da Liga de futebol, com golos de Tarik Sektioui, Lisandro López e do estreante João Paulo e duas assistências de Quaresma.

Bwin Liga: FC Porto vence com tranquilidade U. Leiria

Depois da derrota em Leiria na época passada (1-0), o FC Porto venceu confortavelmente uma União de Leiria que cedo ficou sem o seu melhor jogador, N’Gal, e que acusou ter feito o segundo jogo em quatro dias - após quinta-feira ter jogado a pré-eliminatória da Taça UEFA em Israel, com o Maccabi Netanya.

A vitória garante ao FC Porto continuar no topo da classificação, a par do Marítimo, ambos com nove pontos conquistados em três jogos. Já a União de Leiria continua sem ganhar na Liga.

A rapidez foi uma nota dominante na primeira parte do encontro, mas fazer depressa não é sinónimo de fazer bem e, por isso, no jogo de Leiria houve mais futebol de corrida que bem jogado.

Ambas as equipas apresentaram surpresas de início, com João Paulo a assumir o lugar do lesionado Pedro Emanuel na defesa do FC Porto, preferindo Jesualdo Ferreira deixar no banco o reforço Stepanov. Na baliza, Nuno ocupou sem sobressaltos a vaga do também lesionado Helton.

Paulo Duarte também reservou uma surpresa para o FC Porto: o polaco Lukasiewicz, contratado ao Elche para jogar na defesa, entrou para o meio-campo, abdicando a União de Leiria de jogar com um médio de ataque.

Sem forçar muito, o FC Porto assumiu o domínio, pressionando logo à saída da área leiriense. Já a equipa de Paulo Duarte tentava estancar o jogo portista a partir do meio-campo, através da pressão do trio da frente, formado por Paulo César, N’Gal e Sougou.

Só a acção de N’Gal beliscava o controlo do FC Porto. Na direita, o camaronês confirmou o bom momento depois do golo em Israel - que qualificou os leirienses para a Taça UEFA -, deu bastante trabalho a Fucile e aos 27 minutos cruzou bem para a cabeça de Sougou, com Nuno a defender de forma aparatosa.

Lentamente, o FC Porto foi subindo no terreno, criando perigo sempre que a bola chegava a Quaresma.

Longe do seu melhor esteve o árbitro João Vilas Boas: além de ter trocado faltas e cartões amarelos, aos 32 minutos ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, quando Raúl Meireles foi travado na área por Éder Gaúcho.

Mesmo sem grande penalidade, o FC Porto chegou ao golo aos 36 minutos: Quaresma surpreendeu Éder Bonfim com um cruzamento na esquerda, Laranjeiro falhou a intercepção e Tarik Sektioui, depois de dominar de peito, fez o 1-0 de pé esquerdo.

O FC Porto quase fez o segundo golo antes do intervalo, numa excelente jogada entre Quaresma e Raúl Meireles, que serviu Lisandro López para um remate forte, mas ao lado da baliza de Fernando.

Ainda antes do intervalo, a tímida resposta da União de Leiria, surgiu num canto de Laranjeiro que o estreante Lukasiewicz desviou, com a anca, ao lado.

A reacção da União de Leiria caiu por terra logo no recomeço do jogo, aos 46 minutos, num lance em que Fucile fez falta sobre N’Gal e deixou o camaronês lesionado.

Sem a “explosão” de N'Gal e com o cansaço a apertar, a União de Leiria praticamente entregou o jogo. Na segunda parte a diferença de ritmo entre as duas equipas foi notória.

O “golpe de misericórdia” surgiu aos 49 minutos, no lance do segundo golo do FC Porto, marcado por nova decisão errada da equipa de arbitragem.

Bruno Alves surpreendeu todos com um bom trabalho individual junto à linha de fundo e cruzou para Lisandro López fazer o 2-0, só que a bola tinha saído do campo aquando do “baile” do central portista, sem que o auxiliar de João Vilas Boas desse por nada.

A resistência da União de Leiria terminou aí. Aos 53 minutos, a defesa abriu uma “auto-estrada” para Raúl Meireles entrar e só por sorte não foi golo, depois do remate do portista ter passado entre as pernas de Fernando.

Mas as facilidades eram muitas e o FC Porto chegou mesmo ao 3-0, aos 65 minutos: após livre de Quaresma, João Paulo desviou de cabeça para o fundo da baliza, marcando a sua estreia a titular com um golo, para mais diante do seu antigo clube.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?