O Sporting soma mais três pontos à sétima jornada do que no mesmo período da época futebolística 2016/17, mas é hoje uma equipa mais sólida a defender, mais equilibrada e com melhores soluções no plantel.
A dois pontos do líder FC Porto, que recebe na oitava jornada, o Sporting soma 19 pontos – apenas empatou com o Moreirense na última jornada –, mais três do que em período homólogo da época passada, tem o mesmo número de golos marcados, 16, mas a diferença reside, sobretudo, nos sofridos, quatro contra nove de há um ano, ou seja, uma média de 0,6 por cento contra 1,3, sinónimo de solidez defensiva.
Depois dos erros cometidos a época passada com a aquisição de mais de uma dezena de jogadores que custaram ao clube quase 30 milhões de erros, com escassíssimo retorno desportivo – a única aquisição não falhada foi a do ponta de lança holandês Bas Dost, que viria a ser o melhor marcador do campeonato –, houve o mérito de aprender com os erros.
A SAD voltou a fazer um avultado investimento para reforçar o plantel – única via para chegar ao primeiro título dos dois, pelo menos, que prometeu o presidente Bruno de Carvalho durante a campanha eleitoral –, mas desta vez os responsáveis pelo futebol do Sporting escolheram bem os ‘alvos’ e souberam assegurá-los em tempo útil.
Na verdade, a equipa está notoriamente mais forte esta época com as aquisições de Piccini, Fábio Coentrão, Jerémy Mathieu, Battaglia, Marcos Acuña, Bruno Fernandes e Doumbia, a maioria deles jogadores feitos, maduros, com tarimba de campeonatos competitivos.
Basta dizer que seis destes sete têm sido peças fundamentais da ‘espinha dorsal’ da equipa, com exceção do avançado costa-marfinense, ao qual Jorge Jesus tem recorrido em jogos específicos, o que significa que mais de metade da equipa é composta por jogadores contratados esta época.
A época ‘leonina’ começou mais cedo, já com quase todos os reforços integrados, com a participação do Sporting no ‘play-off’ de acesso à Liga dos Campeões Europeus, na qual a sorte bafejou os ‘leões’, quer no estatuto de cabeça de série adquirido por força de uma conjugação rara de resultados da terceira pré-eliminatória, quer no sorteio que colocou no seu caminho a equipa mais acessível, o Steaua.
Mas a verdade é que os ‘leões’ estiveram à altura das exigências no jogo de Bucareste, com uma exibição e vitória categóricas (5-1) que os colocou novamente na ‘Champions’, na qual se estreou com um triunfo em casa do Olympiacos, antes de perder, na quarta-feira, em casa com o FC Barcelona (1-0), num encontro em que deixou boas indicações.
No campeonato, exceção feita ao jogo em Moreira de Cónegos na sétima e última jornada, o Sporting, que ainda não perdeu a nível interno, tem sido uma equipa mais sólida a defender, mais equilibrada e confiante do que na época anterior, e com individualidades capazes de fazer a diferença quando as coisas estão mais complicadas, de que são exemplo Mathieu e Bruno Fernandes na receção ao Tondela em Alvalade, na sexta jornada.
Além do triunfo em Atenas, destaca-se esta temporada a goleada conseguida no sempre complicado terreno do Vitória de Guimarães, por claros 5-0, em vésperas da visita a Bucareste.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.