loading

Euro2008: Portugal compromete, França incólome na visita a Itália

A selecção portuguesa de futebol marcou hoje passo na corrida ao Euro2008, cedendo comprometedor empate 2-2 em Lisboa frente à Polónia, numa ronda europeia marcada ainda pelo “nulo” da França na visita à campeã mundial Itália.

Euro2008: Portugal compromete, França incólome na visita a Itália

No Grupo A, Maniche e Cristiano Ronaldo ainda deram a volta no segundo tempo ao golo de Lewandowski apontado em cima do intervalo, mas a Luz gelou quando, aos 87 minutos, Krzynówek atirou de fora da área e a Polónia igualou, com a ajuda do poste esquerdo e as costas de Ricardo.

Portugal não ficou em pior situação porque, em Belgrado, a Sérvia “massacrou” a Finlândia (69 por cento de posse de bola e 11-1 em remates), mas também não foi além do empate 0-0.

Assim, a Polónia lidera o grupo, com 20 pontos em 10 jogos, seguida da Finlândia, com 18 também em 10, enquanto, com nove desafios, Portugal soma 16 pontos e a Sérvia 15.

Quarta-feira, o conjunto de Luiz Felipe Scolari está forçado a vencer a Sérvia em Alvalade, no dia em que a Polónia tem mais um duro teste ao seu comando na visita à Finlândia.

O grande jogo da ronda decorreu em Milão, onde a campeã mundial Itália falhou o assalto ao primeiro lugar do Grupo B, cedendo um 0-0 frente à França.

Os franceses, que perderam a final do Mundial Alemanha2006 nos “penaltis”, não tiveram no banco o treinador Raymond Domenech, castigado pela UEFA por ter acusado, sem provar, o árbitro português Lucílio Baptista de ter sido comprado pela Itália num jogo de Sub-21, em 1999: mesmo assim, foram a equipa mais rematadora.

A França lidera agora com 19 pontos, a Escócia (venceu a Lituânia por 3-1) subiu ao segundo posto com 18 e a Itália tem 17, enquanto a Ucrânia (empatou 1-1 na Geórgia) tem 13, mas menos um jogo.

No Grupo E, a Inglaterra salvou-se na sua primeira “final”, ao vencer Israel por 3-0 e igualar os 17 pontos do adversário, que tem um jogo a mais, enquanto a líder Croácia (20 pontos) venceu tranquilamente a Estónia (2-0) e a Rússia (18) bateu a Macedónia por 3-0.

Quarta-feira, os ingleses recebem os russos, numa oportunidade única de subir ao segundo posto - os croatas visitam a modesta Andorra.

Mesmo com Xavi Alonso a ser expulso aos 20 minutos, e com um golo sofrido aos 40, a Espanha dominou na Islândia, mas apenas evitou a derrota com um golo tardio de Iniesta (86 minutos), desaproveitando assim as escorregadelas dos seus rivais no Grupo F.

A líder Suécia foi surpreendida (0-0) em casa pela Dinamarca e soma agora 19 pontos, enquanto a Espanha e a Irlanda do Norte (perdeu 1-0 na visita à “lanterna vermelha” Letónia) seguem em segundo com 16.

Na “poule” G a Roménia manteve o comando isolado, agora com 20 pontos, após ter vencido na Bielorrússia por 3-1, enquanto a Holanda (17 pontos, mas menos um jogo) destronou a Bulgária (15) do segundo posto, após vitória por 2-0.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?