loading

Euro2008 (Gr. A): Portugal soma 19º jogo seguido em casa sem perder

O empate 2-2 com a Polónia, no Estádio da Luz, permitiu sábado a Portugal somar o 19º jogo consecutivo em casa sem perder no apuramento para Mundiais e Europeus de futebol, mantendo uma invencibilidade com quase uma década.

Este foi, no entanto, o primeiro jogo de qualificação para um Mundial ou num Europeu que Portugal não ganhou em casa sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari e a primeira igualdade cedida desde 28 de Março de 2001, quando, sob o comando de António Oliveira, permitiu à Holanda um empate 2-2 Estádio das Antas, no Porto, na qualificação para o Mundial2002.

Desde então, Portugal somou 11 vitórias caseiras consecutivas em jogos de qualificação para o Mundial Alemanha2006 e para o Euro2008, com um impressionante registo de 45 golos marcados e apenas dois sofridos.

No sábado, Portugal chegou ao intervalo a perder, depois de Lewandowski ter inaugurado o marcador aos 44 minutos, mas esteve muito perto de ganhar o jogo: só o azar de Ricardo, que viu a bola ressaltar nas suas costas depois de bater num poste, ''anulou'' aos 87 os golos com que Maniche e Cristiano Ronaldo tinham dado a volta ao marcador, aos 50 e 73.

Após o desaire sofrido com a Roménia a 10 de Outubro de 1998 (0-1, nas Antas), na corrida ao Europeu de 2000, Portugal não mais perdeu qualquer jogo de apuramento em casa, numa série iniciada a 26 de Março de 1999, com uma goleada ao Azerbaijão (7-0, em Guimarães).

Ainda na fase de apuramento para a prova que se realizou na Holanda e na Bélgica, Portugal, liderado por Humberto Coelho, somou mais três triunfos, com 12 golos marcados e nem um único sofrido, com destaque para a goleada ao Liechtenstein (8-0, em Coimbra).

Na campanha para o Mundial de 2002, sob o comando de António Oliveira, Portugal esteve melhor em reduto alheio, mas em casa também não perdeu: venceu tranquilamente Andorra, Chipre e Estónia e empatou com República da Irlanda (1-1) e Holanda (2-2).

Sob a liderança de Luiz Felipe Scolari, Portugal tinha ganho até agora todos os encontros de qualificação realizados em casa, entre os quais os seis na fase de apuramento para o Mundial Alemanha2006, com destaque para a goleada imposta à Rússia (7-1, em Alvalade).

Por seu lado, a campanha rumo ao Euro2008 tinha começado com três triunfos (3-0 ao Azerbaijão, 3-0 ao Cazaquistão e 4-0 à Bélgica), todos ''pautados'' por Cristiano Ronaldo, ao marcar dois golos no primeiro jogo, um no segundo e mais dois no último.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?