O francês Sébastien Ogier (Ford) ficou hoje mais próximo de conquistar um quinto título mundial consecutivo, ao ser segundo no Rali da Catalunha, ganho pelo britânico Kris Meeke (Citroen).
Com apenas duas provas por realizar e 60 pontos por atribuir, Ogier ficou com 37 pontos de avanço sobre o estónio Ott Tanak (Ford), terceiro na Catalunha, e 38 sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai), que desistiu na 16.ª de 19 especiais.
Numa época que está a ser complicada para a Citroen, Meeke, que pontuou apenas pela terceira vez, conseguiu a sua quinta vitória no WRC, a segunda este ano, depois de já ter vencido no México.
O britânico concluiu a prova com 28 segundos de avanço sobre Ogier e 33 sobre Tanak, num rali para esquecer para a Hyundai, que viu os seus três pilotos desistirem -- Neuville, o espanhol Dani Sordo e o norueguês Andreas Mikkelsen --, depois de partirem a suspensão.
Ogier pode já celebrar o quinto título consecutivo no País de Gales, penúltima prova do Mundial, que se disputar de 26 a 29 de outubro.