Um grande remate do avançado Clésio, aos 39 minutos, deu hoje a vitória de Moçambique sobre Cabo Verde por 1-0, em jogo particular de futebol hoje disputado em Massamá.
Numa partida com muitas oportunidades de golo mas pouca ‘arte’ na hora do remate fatal, valeu o autêntico ‘tiro' desferido pelo avançado moçambicano a cerca de 25 metros da baliza defendida por Vozinha, que ficou ‘pregado' ao relvado.
Moçambique praticou o melhor futebol e dominou a contenda durante os primeiros 25 minutos, com a seleção cabo-verdiana a denotar muita lentidão de processos e falta de objetividade no ataque.
Mesmo assim, os ‘tubarões azuis' poderiam ter marcado durante a primeira parte, com Hélder Tavares (28 minutos) e Héldon (37) a desperdiçarem duas boas oportunidades de empatarem o jogo.
Na segunda parte só ‘deu' Cabo Verde. Aos 59 minutos, Hélder Tavares falhou o remate fatal a dois metros da baliza após excelente jogada de Héldon pela esquerda.
O mesmo Héldon, aos 63 minutos, desperdiçou uma grande penalidade, rematando denunciado para as mãos do guarda-redes moçambicano Guirrugo, que realizou excelente atuação.
O ‘festival' de golos falhados prosseguiu para as hostes de Cabo Verde, com Kenny e Ryan Mendes a voltarem a rematar para a atmosfera.
Moçambique, que já está afastado da qualificação para a fase final do Mundial de 2018, culminou o estágio de duas semanas em Portugal com uma vitória por 1-0 sobre a seleção de Cabo Verde, que ainda está na corrida para a fase final do Mundial, na Rússia, faltando-lhe cumprir um jogo, frente ao Burkina Faso, na última jornada do grupo D, agendada para o dia 5 de novembro.