O Tondela venceu hoje o Belenenses por 2-0, arrecadando a primeira vitória em casa, com dois golos na segunda parte do jogo da nona jornada da I Liga, em que os visitantes ficaram com menos um jogador.
Os golos foram apontados no segundo tempo, primeiro por Helder Tavares (71 minutos) e depois por Murilo (86), numa altura em que o Belenenses estava reduzido a dez, após expulsão de Ahman Persson, aos 44 minutos.
As três equipas - Tondela, Belenenses e arbitragem - deram entrada no Estádio João Cardoso fazendo-se acompanhar de oito bombeiros, que receberam uma calorosa salva de palmas e participaram também no minuto de silêncio em homenagem às 44 vítimas mortais do incêndio no último domingo, em 15 de outubro.
Como o concelho de Tondela foi um dos fustigados pelas chamas, os homens de Pepa jogaram com braçadeiras negras, que simbolizaram o luto de toda uma região.
O Tondela entrou em campo de olhos postos na primeira vitória em casa, mas encontrou um Belenenses organizado e que desde cedo deu trabalho a Cláudio Ramos, que teve de voar para deter um cabeceamento de André Sousa logo aos quatro minutos.
Ao minuto 18, o Tondela obrigou Muriel a dizer presente, numa jogada de insistência em que Tomané não levou a melhor.
A partida chegou à meia hora de jogo muito disputada, e pouco depois os ‘auriverdes' tentaram acelerar e ensaiar alguns remates, embora sem sucesso, e a melhor ocasião surgiu aos 41, com Claude Gonçalves a atirar ao poste da baliza ‘azul’.
Ainda antes do apito para o intervalo, o Belenenses ficou reduzido a dez jogadores, após o árbitro ter mostrado cartão vermelho a Ahman Persson, num lance com Pedro Nuno.
Na segunda parte, mais confortável com a superioridade numérica, o Tondela foi mais ofensivo, com vários remates à baliza de Muriel, e a 20 minutos do final Pepa decidiu trocar um central por um avançado.
Ansell saiu, para a entrada de Heliardo, e um minuto depois o Tondela marcou, com Hélder Tavares a corresponder a um cruzamento de Miguel Cardoso e a cabecear para o fundo das redes de Muriel.
O Belenenses ainda tentou reagir como podia, mas o Tondela acabou por ‘matar’ o jogo aos 86 minutos, com Murilo a assinar o segundo golo, que confirmou a entrega dos três pontos aos auriverdes.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.