loading

Euro2008 (Gr.A): Portugal volta a ceder empate a três minutos do fim

O minuto 87 voltou a ser fatal para Portugal ao sofrer, pela segunda vez em cinco dias, um golo, em fora-de-jogo, que deu o empate, desta feita por 1-1, frente à Sérvia, um adversário directo na luta pela qualificação, em jogo do Grupo A de apuramento para o Euro2008.

Euro2008 (Gr.A): Portugal volta a ceder empate a três minutos do fim

Simão Sabrosa marcou cedo, aos 11 minutos, de livre directo, mas os sérvios marcaram, aos 87 por Ivanovic, em fora-de-jogo, num remate à boca da baliza, com o jogo a terminar envolto em tensão, com o seleccionador Luiz Felipe Scolari a agredir o defesa Dragutinovic, já depois do apito final.

Portugal havia já perdido dois pontos no sábado, frente à Polónia, na Luz, com um auto-golo de Ricardo, e, atendendo ao empate (0-0) registado hoje em Helsínquia entre finlandeses e polacos, ficou tudo na mesma após a jornada dupla de qualificação.

A Polónia lidera a ''poule'' com 21 pontos, mais dois que a Finlândia, ambas com 11 jogos disputados, enquanto Portugal soma 17 e a Sérvia 16, em 10 jogos.

A entrada de Paulo Ferreira por troca com Miguel foi a única novidade no ''onze'' de Portugal. Scolari tirou do lote dos 18 Tiago e Nani e apostou no lateral do Chelsea, deixando no banco Miguel, que havia rendido Caneira no jogo de sábado, com a Polónia (2-2), quando o lateral do Valência se lesionou logo no início do encontro.

Portugal iniciou o encontro ao ataque e o talismã de Alvalade funcionou logo, aos 11 minutos, quando Simão Sabrosa cobra exemplarmente um livre a punir falta de Kovacevic sobre Cristiano Ronaldo, fazendo o esférico entre junto ao poste direito de Stojkovic.

Aos 13 minutos, Nuno Gomes volta a causar perigo com um remate de cabeça no seguimento de um livre de Deco, e, apenas aos 17, foi possível ver a resposta da Sérvia, com um remate de Stankovic sobre a barra, quando tinha Jovanovic em melhor posição para disparar.

No melhor lances de Portugal na primeira parte, aos 20 minutos, Bosingwa fugiu pelo direita, cruzou para Nuno Gomes atirar de cabeça ao poste, surgindo depois o remate de Deco que permitiu ao novo guarda-redes do Sporting uma excelente defesa.

Ricardo, o antigo ''dono'' da baliza ''leonina'', também teve oportunidade de brilhar, aos 22, a um remate de Kovacevic, mas o jogo caiu então numa toada morna, apenas voltando a animar, aos 39, quando Nuno Gomes atirou de cabeça sobre a barra, após um cruzamento de Simão Sabrosa.

No reatamento, manteve-se a mesma toada, com Portugal a esperar pela Sérvia para lançar o contra-ataque, mas, aos 52 minutos, os ''forasteiros'' escaparam a um ''vermelho'' directo a Dragutinovic, por falta violenta sobre Petit, com o árbitro alemão Markus Merk, o mesmo que viu Portugal perder a final do Euro2004 frente à Grécia, a ficar-se pelo ''amarelo''.

Como os lances de perigo não aconteciam, o primeiro momento de maior emoção na segunda metade aconteceu, aos 65 minutos, com a entrada de Quaresma para o lugar de Nuno Gomes, com Alvalade a exultar com a entrada do extremo do FC Porto.

Ricardo ainda voltou a brilhar, aos 68, ao tirar a bola do alcance da cabeça de Zigic, com Jovanivic a fazer a recarga sobre a barra, com a resposta de Portugal a surgir, aos 75, com Paulo Ferreira a atirar forte as malhas laterais, momentos antes de Moutinho, um homem da ''casa'', ter rendido Simão, para mais uma enorme nova ovação em Alvalade.

Quando tudo fazia prever uma vitória de Portugal, aos 87 minutos, Ivanovic surge à boca da baliza, em posição irregular, após uma série de tabelas no coração da área, no seguimento de um livre em posição frontal, fixando o resultado final.

Antes do início do encontro foi respeitado um minuto de silêncio em memória do escocês Ian Porterfield, o seleccionador da Arménia, que hoje faleceu. O último encontro de Porterfield foi precisamente o empate de Erevan com Portugal (1-1).

Ficha do Jogo:

Ao intervalo: 1-0

Marcador:

1-0 Simão Sabrosa, 11 minutos.
1-1 Ivanovic, 87

Equipas:

Portugal - Ricardo, Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves, Paulo Ferreira, Petit, Maniche (Raul Meireles, 83), Deco (Moutinho, 77), Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Nuno Gomes (Quaresma, 65).

(suplentes - Quim, Jorge Andrade, Miguel, Raul Meireles, Hugo Almeida, Quaresma e João Moutinho).

Sérvia - Stojkovic, Rukavina, Ivanovic, Vidic, Dragutinovic, Kovacevic, Stankovic, Kuzmanovic (Duljac, 71), Tosic (Zigic, 61), Krasic (Pantelic, 61) e Jovanovic.

(suplentes - Avramov, Duljac, Lazovic, Pantelic, Stepanov e Zigic).

Árbitro: Markus Merk, Alemanha.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Stojkovic (37), Dragutinovic (52), Vidic (59) e Petit (86). Cartão vermelho para Dragutinovic (91).

Assistência: cerca de 48.000 espectadores.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?