loading

Liga Campeões: Sporting perde com Manchester United (1-0)

Uma pequena ''traição'' de Cristiano Ronaldo deu hoje a vitória ao Manchester United no terreno do Sporting, por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F da Liga dos Campeões de futebol.

Liga Campeões: Sporting perde com Manchester United (1-0)
Futebol 365

No regresso à sua segunda casa, como o próprio apelidou e que deixou há quatro anos, Cristiano Ronaldo acabou por marcar o único golo da partida, aos 62 minutos, dando a 100ª vitória na Taça dos Campeões Europeus ao Manchester United.

O antigo jogador dos ''leões'' não festejou o golo e foi aplaudido pelos adeptos ''leoninos'', que presentearam o camisola sete do Manchester United com uma estrondosa salva de palmas aquando da sua saída de campo, aos 87 minutos.

O encontro de hoje marcou também o regresso de Nani a Alvalade, da qual saiu esta temporada por 25,5 milhões de euros, assim como do antigo ''dragão'' Anderson aos palcos portugueses.

Sem mudar o esquema táctico, o treinador do Sporting, Paulo Bento, fez poucas alterações no ''onze'', voltando a colocar Izmailov como médio interior esquerdo, para o lugar de Vukcevic, e, pela primeira vez esta temporada, Yannick como companheiro de Liedson.

Assim, Stojkovic continua a ser o titular na baliza, atrás de Abel, Tonel, Polga e Ronny, com o vértice mais recuado do meio-campo a ser ocupado por Miguel Veloso e com João Moutinho, Izmailov e Romagnoli a apoiarem a dupla de avançados.

Por seu turno, o treinador do campeão inglês, Alex Ferguson, fez regressar à frente de ataque Wayne Rooney, que já não jogava desde 12 de Agosto, apoiado por Giggs, Cristiano Ronaldo e Nani.

Com o posto de guarda-redes entregue ao holandês Van der Sar, Evra recuou para defesa esquerdo, para o lugar de Sylvestre, que se lesionou sábado com gravidade, fazendo companhia a Vidic, Ferdinand e Wes Brown, que tinham à sua frente Scholes e Carrick.

A entrada de Yannick Djaló veio dar maior agressividade ao ataque do Sporting, o que causou muitas dificuldades à construção de jogo do Manchester United na primeira parte.

Mais acutilante, mas com dificuldade para entrar na área dos ''red devils'', o Sporting ia tentando surpreender Van der Sar com remates de longe, com destaque para os tiros de Romagnoli (04 minutos), por cima, e de João Moutinho (06) e Izmailov (23), à figura.

Antes da meia-hora, o conjunto inglês apenas por duas vezes tentou visar a baliza de Stojkovic, ambas por Cristiano Ronaldo, primeiro num livre aos oito minutos, que saiu por cima, e depois no único remate enquadrado da primeira parte, que o guarda-redes sérvio desviou para canto.

O grande momento do primeiro tempo surgiu aos 28 minutos, quando Liedson rematou em arco, mas o holandês Van der Sar, com um espectacular voo, evitou que o Sporting inaugurasse o marcador.

Com três homens velozes na frente (Ronaldo, Nani e Rooney), o Manchester United apostava no contra-ataque e esteve perto do golo em duas ocasiões, primeiro por Nani, que viu Abel desviar o remate, e depois foi Tonel quem impediu que o esférico chegasse a Rooney.

Se na primeira parte, o Sporting tinha dominado o meio-campo, na segunda parte essa vantagem inverteu-se, muito por culpa de uma alteração táctica de Alex Ferguson, que fez subir Carrick para perto de Miguel Veloso, cortando a primeira fonte de alimentação do ataque ''leonino''.

O Sporting desapareceu do encontro e foi com alguma naturalidade que o Manchester United chegou à vantagem, com um golo de Cristiano Ronaldo, a finalizar uma excelente jogada colectiva, aos 62 minutos.

O Sporting não conseguia reagir e o outro dos ''meninos'' de Alvalade esteve perto de marcar, aos 71 minutos, mas Stojkovic impediu o golo de Nani.

Com a entrada do ''gigante'' Purovic o Sporting tornou-se mais perigoso, mas o avançado montenegrino perdeu as três melhores oportunidades da segunda parte.

Aos 79 minutos, Purovic viu Van der Sar negar-lhe o golo com mais uma excelente intervenção, chegando pouco depois atrasado a um cruzamento de Miguel Veloso (82), antes de rematar cruzado ao lado (85).

Esta foi a primeira derrota do Sporting em casa com equipas inglesas nas competições europeias, sendo que os ''leões'' tinham batido os ''red devils'' em duas ocasiões anteriores, em 2003, na inauguração do novo Alvalade, por 3-1, e em 1963/64, por 5-0, naquela que é ainda a maior derrota do Manchester United fora de casa.

Para o campeão inglês esta foi apenas a terceira vitória fora de casa nos últimos 15 encontros da Liga dos Campeões, sendo que já na época passada tinha ganho em Lisboa, frente ao Benfica.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?