Vitória de Guimarães e Sporting disputam quarta-feira no Minho o jogo grande da terceira eliminatória da Taça a Liga, que pela primeira vez inclui os “grandes” do futebol português.
O Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, deve encher para acolher um desafio que se perspectiva emotivo entre equipas com trajectórias e estados de espírito diametralmente opostos.
Regressados ao convívio dos “grandes” após uma época na Liga de Honra, os vimaranenses, há meses sem perder, iniciaram a Liga algo titubeantes com três empates, mas venceram os dois embates mais recentes, o último dos quais por 4-1 frente à Naval, e partilham o quarto lugar da competição, em igualdade pontual com o Benfica.
O Sporting começou a época a vencer a Supertaça (1-0 ao FC Porto, em Leiria), mas depois perdeu no Dragão (1-0) para o campeonato, quarta-feira foi derrotado em Alvalade para a Liga dos Campeões pelo Manchester United (0-1) e domingo empatou a dois golos com o Vitória de Setúbal, e está já a cinco pontos do FC Porto, líder da Liga.
Numa competição a eliminar, espera-se emoção num desafio em que os minhotos estão empenhados em prosseguir a senda dos êxitos e os lisboetas determinados em evitarem mais um ''tropeção'', a menos três dias do jogo com o Benfica, no estádio da Luz.
O Benfica, que se desloca ao terreno do Estrela da Amadora, também não está isento de pressão, após a derrota em Milão (2-1) para a Liga dos Campeões e o nulo (0-0) de domingo em Braga, que deixou a equipa a seis pontos do FC Porto.
O FC Porto, que está a realizar o melhor arranque de campeonato da última década com cinco triunfos em outros tantos desafios, visita o CD Fátima, que se estreou esta época na Liga de Honra e vai a meio da tabela.
A Taça da Liga terá ainda mais uma eliminatória directa, até que na quinta fase entra no sistema de todos contra todos numa única volta, em que o campo é sorteado, sendo garantido que cada equipa disputa pelo menos um jogo em casa.
Os dois primeiros classificados apuram-se para a final, a disputar a 22 de Março em campo neutro.
LUSA