O guarda-redes espanhol do FC Porto Iker Casillas vai receber a medalha de ouro de Ávila, província de onde é originário, numa cerimónia a decorrer em 22 de dezembro, anunciou hoje a autarquia espanhola.
A entrega da medalha a Iker Casillas terá lugar no Centro Municipal de Exposições e Congressos Lienzo Nortea, numa sessão aberta ao público e que culmina um processo que dura já há mais de um ano e meio, dado que a sua atribuição foi aprovada em 30 de maio de 2016.
A medalha de ouro de Ávila é a mais alta distinção atribuída pela corporação provincial, que, até ao momento, concedeu trinta distinções, entre as quais, em 2009, ao vencedor da Volta à França em bicicleta de 2008, Carlos Sastre.
Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto que fez grande parte da sua carreira no Real Madrid, encontra-se ligado à província de Ávila através da localidade de Navalacruz e passa a integrar um lote restrito que integra ainda os nomes de Adolfo Suárez e Claudio Sánchez Albornos.
A decisão de atribuir a distinção deveu-se ao “mérito desportivo” de Cassillas, tido por cinco vezes como o melhor guarda-redes do mundo e ao facto de possuir no seu palmarés, entre outros, dois campeonatos da Europa e um Mundo”, refere em comunicado a corporação provincial de Ávila.
Da mesma forma, acrescenta a nota, esta distinção premeia o jogador pelo seu “trabalho de solidariedade e o facto de sempre se ter orgulhado das suas origens em Ávila, mais concretamente no município de Navalacruz”.
Entre outros prêmios, Casillas recebeu a Grã-Cruz da Real Ordem do Mérito Desportivo e Prémio Príncipe das Astúrias de Desporto em 2012, juntamente com Xavi Hernández, e em 2010, quando ele foi premiado coletivamente com a seleção espanhola de futebol.