O Sporting deu um passo importante rumo às meias-finais da Taça da Liga de futebol, ao golear um frágil União da Madeira, por esclarecedores 6-0, em jogo da segunda jornada do grupo B.
Após o nulo (0-0) caseiro na primeira ronda da prova, frente ao Marítimo, os ‘leões' não quiseram dificultar as hipóteses de passarem à próxima fase e castigaram os madeirenses, com golos de Doumbia (20 e 61 minutos), Mathieu (51), Gelson Martins (67), Coates (79) e Iuri Medeiros (81).
Desta forma, o conjunto de Alvalade - que na terceira e última jornada se desloca ao Restelo, para defrontar o Belenenses - lidera o grupo com quatro pontos e vai ficar à espera do que vão fazer Marítimo e os ‘azuis', ambos com um ponto e que se defrontam na quinta-feira.
Além da titularidade de Salin na baliza ‘leonina', Jorge Jesus operou outras três alterações relativamente ao jogo do campeonato com o Portimonense: Bruno César atuou como lateral esquerdo, Bryan Ruiz fez parelha com William Carvalho no meio-campo e Doumbia atuou na frente com Podence.
O 17.º classificado da II Liga foi ‘presa' fácil para os ‘verde e brancos', sobretudo devido às limitações na frente de ataque, onde, apesar de alguns bons recortes técnicos, os madeirenses tomavam invariavelmente decisões que não colocavam em causa a segurança defensiva dos ‘leões'.
O Sporting iria capitalizar o domínio à passagem dos 20 minutos, embora deva agradecer o erro de principiante de Sidy Sagna, que, na zona central e na fase de construção, perdeu a bola para Doumbia e deixou o costa-marfinense com caminho aberto para inaugurar o marcador.
Pouco depois, Luan obrigou Salin a defesa de recurso, mas este seria mesmo único lance de perigo construído pelos insulares na primeira parte, durante a qual Podence e Acuña ainda assustaram o guardião Chastre.
Mesmo sem o pendor ofensivo de outras ocasiões, o Sporting poderia ter saído para o intervalo com uma vantagem mais confortável, mas Doumbia cabeceou para defesa de Chastre e Coates acertou na barra.
Ao contrário do que sucedeu na primeira parte, o conjunto de Alvalade voltou do intervalo com ‘fome' de golos e foi aproveitando todas as debilidades do oponente, como demonstrado no tento anotado por Mathieu, que saltou completamente sozinho na sequência de um canto e aumentou a vantagem.
As entradas de Bruno Fernandes e Bas Dost ainda trouxeram ainda maior acutilância ofensiva à formação de Jorge Jesus, sendo que, no espaço de três minutos, os dois jogadores obrigaram Chastre a defesas apertadas.
Depois dos três golos apontados ao Vilaverdense, Doumbia alcançou o ‘bis' à hora de jogo e cimentou o papel de goleador ‘leonino' nas taças internas (cinco golos), numa altura em que se levantava apenas a dúvida de quantos mais golos os ‘verde e brancos' iriam marcar ao União.
A resposta começou a tomar forma seis minutos depois, quando Bas Dost surgiu na ‘cara' de Chastre e, em época natalícia, ofereceu uma ‘prenda' a Gelson Martins, que não se fez de rogado perante a baliza deserta.
A 10 minutos do fim, Coates não quis ficar atrás do companheiro no centro da defesa e ampliou a contagem, antes de Iuri Medeiros, lançado por Jesus aos 70 minutos, fechar as contas do triunfo, com o melhor golo da noite.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.