O antigo futebolista Davor Suker foi hoje reeleito presidente da Federação de Futebol da Croácia (HNS), numa eleição em que era o único candidato, e terá pela frente novo mandato de quatro anos.
Suker, de 49 anos, dirige a federação desde julho de 2012, tendo sido reconduzido pela primeira vez em 2014, e recebeu 48 votos dos membros da Assembleia Geral, contra três abstenções e um voto contra, apontou a agência noticiosa Hina.
Durante a sessão, representantes do Hajduk e da federação regional da Dalmácia abandonaram a reunião, após acusarem Suker e a HNS de favorecer alguns clubes e de falta de transparência.
À emissora N1, o antigo futebolista de Real Madrid, Arsenal e Sevilha, entre outros, destacou a importância da “continuidade” no trabalho federativo e apontou a recente qualificação para o Mundial2018, bem como a “melhoria no sistema de competição e melhoria de relações com outras instituições” como feitos da sua governação.
No período de vigência de Suker, a Croácia apurou-se para o Mundial2014, no Brasil, não passando da fase de grupos, apurou-se para o Euro2016, conquistado por Portugal em França, e caiu frente à equipa lusa nos oitavos de final (1-0).
No Mundial2018, está integrada no grupo D, ao lado de Argentina, Islândia e Nigéria, com quem se estreia na competição, em 16 de junho.