O FC Porto obteve hoje uma preciosa vitória na Liga dos Campeões em futebol, enquanto o Benfica comprometeu o futuro na prova, numa segunda jornada marcada pelas derrotas dos dois finalistas da época passada.
O FC Porto venceu por 1-0 o Besiktas, na Turquia, graças a um golo ''fora de horas'' de Quaresma, seguindo o bom exemplo do Sporting, que na véspera também se estreou a ganhar na competição - tal como sucedeu hoje ao campeão português -, ao bater o Dínamo de Kiev, por 2-1.
O Benfica, pelo contrário, averbou a segunda derrota seguida, desta vez no Estádio da Luz e com a agravante de ter sido imposta pelo adversário teoricamente mais frágil, os ucranianos do Shakhtar Donetsk, por 1-0, obtida com um tento do brasileiro Jadson, aos 42 minutos.
Os grupos das duas equipas portuguesas proporcionaram as principais surpresas do dia: o AC Milão, detentor do troféu, perdeu por 2-1 na Escócia, frente ao Celtic, ao passo que o Liverpool, vice-campeão europeu, foi batido em casa pelo Marselha, por 1-0.
O campeão sucumbiu ao golo tardio de McDonald, aos 90 minutos (depois de McManus ter colocado o Celtic na frente, aos 62, e Kaká ter empatado aos 68, de grande penalidade) e foi apanhado pelos escoceses no segundo lugar da ''poule'' D, ambos a três pontos do sensacional Shakthar e com três de vantagem sobre o Benfica, ainda a zero.
No agrupamento A, o FC Porto isolou-se no segundo posto, a dois pontos do Marselha, que conservou a liderança isolada ao impor-se por surpreendente 1-0 em Liverpool, graças ao golo decisivo de Valbuena, aos 77 minutos, deixando os ingleses com cinco pontos de atraso.
O avançado português Hugo Almeida colocou o Werder Bremen em vantagem na recepção ao Olympiacos, marcando o sexto golo esta temporada, mas os alemães não resistiram à recuperação dos gregos e perderam por 3-1, ficando em posição fragilizada, sem qualquer ponto em dois jogos.
No outro encontro do grupo C, dois golos do holandês Ruud Van Nistelrooy, que se isolou na frente dos melhores marcadores, com três remates certeiros, permitiram ao Real Madrid empatar 2-2 no reduto da Lazio de Roma, que também beneficiou do ''bis'' de Pandev.
Na ''poule'' B, o Chelsea obteve uma importante vitória no estádio do Valência - reeditando o sucesso da época passada, sob o comando técnico de José Mourinho -, apesar de os espanhóis terem inaugurado o marcador logo aos nove minutos, por David Villa.
Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (Chelsea) ganharam o duelo luso com Miguel (Valência), graças aos tentos de Joe Cole (21 minutos) e Didier Drogba (71), e isolaram-se no comando, uma vez que os alemães do Schalke 04 impuseram-se por 2-0 na Noruega, sobre o Rosenborg.
Terça-feira, o Sporting reentrou na luta pelo apuramento no grupo F, ao vencer por 2-1 na Ucrânia, beneficiando do triunfo (1-0) do líder Manchester United sobre a AS Roma, num dia marcado pela pesada derrota do Lyon na recepção ao Glasgow Rangers, por 3-0.
LUSA