O treinador Jesualdo Ferreira, considerou hoje a Académica, adversária do FC Porto na sétima jornada da Liga portuguesa de futebol, domingo, em Coimbra, uma equipa “difícil, motivada e perigosa”.
Jesualdo Ferreira, que falava na habitual conferência de imprensa antes dos jogos, no Olival, destacou os cinco pontos alcançados pela formação de Coimbra nos últimos três jogos, coincidentes com a “era” Domingo Paciência.
O treinador reconheceu que “a Académica está em transição e à procura de identidade e cumplicidade entre os seus jogadores, dado não ter ainda tido tempo de assimilar os novos métodos, e é, por isso mesmo, perigosa”.
Para o técnico, que pretende manter a senda vitoriosa e somar o sétimo triunfo consecutivo, este jogo será mais difícil do que o anterior, porque os “estudantes” estão motivados e com “espírito de conquista”.
Jesualdo Ferreira conta que a equipa não acuse o desgaste e cansaço da jornada vitoriosa na Liga dos Campeões, a meio da semana, que se saldou por um triunfo na Turquia, frente ao Besiktas (1-0), considerando que é mais fácil de recuperar quando se ganha.
“Este é um período de tempo normal para se recuperar da fadiga e o FC Porto chegar a Coimbra domingo e jogar nos limites da sua capacidade'', referiu Jesualdo Ferreira.
O treinador quer ganhar à Académica “para manter a liderança com a mesma vantagem pontual sobre os mais directos perseguidores” e reconheceu que o embate de Coimbra “é importante para avaliar a progressão da equipa”.
Após a sétima ronda, o campeonato pára por duas semanas, para compromissos da selecção e Taça da Liga, período que Jesualdo Ferreira vai rentabilizar para afinar a equipa, já a pensar nos franceses do Marselha (terceira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões).
Apesar de perder alguns jogadores para as selecções, o treinador dos “dragões” promete “muito trabalho para os que ficam”, até porque há aspectos a melhorar.
Para Jesualdo Ferreira, a missão do FC Porto “é ganhar os jogos todos”, pois “ganhar é quase como um exigência a todos os níveis, internos e externos, e faz com que algumas vitórias quase não tenham sabor”.
“Ganhando os nossos jogos, torna-se mais difícil aos outros agarrarem-nos”, adiantou Jesualdo Ferreira, reconhecendo, embora com alguma relatividade, que o FC Porto partiu em vantagem em relação aos adversários.
Comparativamente à época passada, Jesualdo considera que o FC Porto já está num patamar superior, mais sólido, embora em alguns momentos menos atractivo, mas há ainda que melhorar e evoluir para ser mais forte.
“O FC Porto é uma equipa que tem objectivos muito elevados e que, por isso mesmo, entra em todos os jogos para ganhar, pelo que a equipa tem que ter soluções para os mais variados momentos'', referiu.
Jesualdo Ferreira apontou que o FC Porto ainda não ganhou nada e que faltam ainda jogos em que é natural a perda de pontos, sendo que ainda não defrontou o Benfica e falta um jogo em Alvalade.
O líder FC Porto defronta domingo a Académica, a partir das 21:15, em Coimbra, onde irá colocar à prova o seu percurso 100 por cento vitorioso na Liga portuguesa de futebol.
LUSA