O avançado português Simão, autor da assistência para o golo da vitória do Atlético Madrid sobre o Getafe, foi hoje decisivo para os ''colchoneros'' alcançarem o terceiro posto da Liga espanhola de futebol, numa ''quente'' partida da 15ª ronda.
Pelo flanco esquerdo, o internacional português serviu com precisão o uruguaio Diego Forlan e o avançado sul-americano estabeleceu o 1-0, logo aos 19 minutos, mas o encontro ainda conheceu muitas peripécias.
Com o médio luso Maniche a actuar também de início na equipa de Madrid e a ser admoestado com um cartão amarelo por entrada violenta, que lhe deverá custar um jogo de suspensão por completar a série de cinco, o desafio foi endurecendo e acabou com um registo de 14 cartões amarelos e quatro vermelhos, dois para cada lado.
Como o Villarreal perdeu por 1-0 na recepção ao Betis de Sevilha, muito por culpa da boa exibição do guarda-redes internacional português Ricardo, o Atlético Madrid ''roubou-lhe'' o terceiro posto e está a um ponto do FC Barcelona e a cinco do campeão e líder, Real Madrid, enquanto os sevilhanos seguem em antepenúltimo, a 21 pontos do líder.
Depois do Real Madrid ter batido o Athletic Bilbau, sábado, no País Basco, por 1-0, o FC Barcelona também ganhou hoje na recepção ao Deportivo da Corunha, por 2-1, apesar de ter estado em desvantagem.
Com o internacional português Deco e o camaronês Eto'o de regresso após lesões que os retiraram dos relvados por cerca de dois e três meses, respectivamente, o ''Barça'' sofreu um golo logo no terceiro minuto, da autoria de Cristian.
Contudo, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho empatou a partida, na cobrança de uma grande penalidade, aos 40 minutos, e Xavi, aos 71, consumou a reviravolta no marcador.
Enquanto o Betis se encontra nas posições mais inquietantes, os vizinhos do FC Sevilha continuam a recuperar posições, tendo ascendido hoje ao nono lugar, com um triunfo por 3-1 na recepção ao Murcia.
O brasileiro Luís Fabiano, antigo jogador do FC Porto, marcou o tento inaugural e encerrou a ''contagem'', cimentando a liderança da lista de melhores marcadores do campeonato, com 10 tentos, mais dois que o argentino Messi (FC Barcelona), o espanhol Raúl (Real Madrid) e o compatriota Oliveira (Saragoça).
LUSA