loading

Taça Portugal: Benfica qualifica-se, Sertanense ”tomba” Portimonense

O Benfica venceu hoje por 3-1 na recepção à Académica e juntou-se às equipas qualificadas para a quinta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, numa quarta ronda em que a ''estrela'' foi o modesto Sertanense.

O Benfica voltou a reencontrar a Académica, duas semanas após o confronto em Coimbra, para a Liga, e o resultado acabou por ser expresso pelos mesmos números, que não traduzem as dificuldades sentidas pelos ''encarnados''.

O Sertanense, que afastou o Portimonense, da Liga de Honra, no último minuto do prolongamento (2-1), com um golo de Milfor, é o único representante da III Divisão (quarto escalão) no sorteio que se realizará quarta-feira.

Além do Sertanense (III Divisão), também o modesto Lagoa (II Divisão) fez história na Taça, ao afastar o Santa Clara, da Liga de Honra, numa ronda que já contou com as equipas da Liga principal.

Com o Sporting, detentor do troféu, e o bicampeão português FC Porto já apurados, tal como Nacional da Madeira, Leixões e Paços de Ferreira e os isentos Boavista e Marítimo, outras equipas da Liga principal ''suaram'' hoje para eliminar equipas secundárias.

O Estrela da Amadora, 10º posicionado do campeonato principal, também só na meia-hora extra conseguiu eliminar (4-2) o Fátima - equipa da Liga de Honra que já eliminou o FC Porto da Taça da Liga e quase repetiu o feito com o Sporting -, com golos de Hugo Carreira e Marco Paulo, após ter deixado escapar uma vantagem inicial de 2-0.

Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, respectivamente terceiro e quinto na Liga, visitaram Atlético, em Lisboa, e Operário, nos Açores, ''carimbando'' o passaporte para a próxima eliminatória com triunfos por 1-0 diante de equipas do terceiro escalão, com os vimaranenses a beneficiarem mesmo de um auto-golo de Rolão, já após os anfitriões terem falhado uma grande penalidade.

O Sporting de Braga, sexto classificado da Liga, também bateu o Camacha, na Madeira, pela margem mínima 3-2, depois de ter estado em desvantagem, com o golo inaugural de Diop, aos 15 minutos, que ainda deu alguma esperança à equipa da II Divisão.

Gil Vicente e Beira-Mar, quarto e sétimo da Liga de Honra, também trabalharam ''horas extra'' na visita ao reduto do Messinense, da II Divisão, e na recepção ao Torre de Moncorvo, da III Divisão.

Enquanto os ''galos'' de Barcelos bateram a Messinense por 2-0 no prolongamento, os ''aurinegros'' não conseguiram marcar em 120 minutos e só desbloquearam a igualdade a zero a seu favor no desempate por penaltis, impondo-se por 3-2.

Outra surpresa aconteceu em Anadia, com o clube local, que se encontra no oitavo posto da Série C da II Divisão, a bater o Freamunde, nono da Liga de Honra, por 1-0, diminuindo assim para sete conjuntos o número de equipas do segundo escalão na quinta ronda da prova.

Sporting e Belenenses, respectivamente, vencedor e finalista em 2006/07, tiveram sábado diferentes destinos, com os ''azuis'' a serem batidos pelo Paços de Ferreira, no desempate por penaltis, e os ''leões'' a golearem o Louletano.

No Restelo, o Belenenses, com menos um elemento, já que Cândido Costa foi expulso aos 59 minutos, conseguiu recuperar de uma desvantagem de dois golos para o empate 2-2, mas os visitantes foram mais fortes no desempate por grandes penalidades (5-4).

O Sporting, com alguma tensão entre adeptos, jogadores e dirigentes, voltou às vitórias após cinco jogos sem triunfar, batendo o Louletano, da II Divisão, por 4-0, o mesmo resultado obtido sábado pelo Leixões na recepção ao Torreense (II), enquanto o Nacional da Madeira marcou cinco golos sem resposta ao Cova da Piedade (III).

O bicampeão português, FC Porto, tinha ganho o ''bilhete'' para a eliminatória seguinte na sexta-feira, com um triunfo na visita ao Desportivo de Chaves (II Divisão), por 2-0, sendo uma das 13 equipas do escalão principal com lugar na próxima fase.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?