loading

Ligas portuguesa e espanhola assinaram protocolo de cooperação

As ligas profissionais de futebol de Portugal e Espanha assinaram hoje no Porto um protocolo de cooperação, que, entre outras coisas, prevê uma competição que possa vir a resultar numa Taça Ibérica de futebol.

Ligas portuguesa e espanhola assinaram protocolo de cooperação
Futebol 365

Numa primeira fase, e por ser bem mais fácil em termos de calendário, este encontro será entre os vencedores das segundas ligas, ''mas que sirva de ensaio para uma competição entre os vencedores das Ligas principais de ambos os países''.

''Queremos empreender um projecto que possa ser levado a cabo. Era bonito falar das melhores equipas e de um torneio espectacular, mas somos sérios e preferimos começar com coisas que possam ser exequíveis e a curto prazo'', explicou o líder da Liga Espanhola Profissional de Futebol (LFP), José Luís Astiazarán.

De acordo com o presidente da LFP, trata-se também de ''dar valor a uma competição muito importante para a própria Liga principal, pois por ela que passam muitos dos jogadores da formação. Na prática, é mais fácil, nomeadamente a nível calendário. No futuro, teremos uma competição ao mais alto nível'', explicou.

O protocolo hoje assinado é, no entanto, muito mais amplo, pois engloba também uma ''permanente partilha de experiências ao nível da gestão financeira'', bem como a ''partilha de posições comuns no âmbito das Ligas Europeias, UEFA e FIFA''.

Outro objectivo comum é a profissionalização da arbitragem, que o líder da Liga Portuguesa (LPFP), Hermínio Loureiro, pretende introduzir em quatro anos e em Espanha deverá ser uma realidade dentro de dois: ''eles (os árbitros) querem a profissionalização, pois querem mais tempo de preparação'', afirmou José Luís Astiazarán.

A troca de experiências entre quadros de ambas as Ligas ao nível do marketing, licenciamento e organização de provas também está inserida no protocolo, bem com a organização de um encontro ibérico de clubes para troca de experiências.

''Vamos realizar este encontro de dois em dois anos, uma vez em Portugal e outra em Espanha, para que os clubes dos dois países possam discutir matérias de interesse relevante para ambas as partes'', disse Hermínio Loureiro.

De acordo com o presidente da LPFP, este ''é o segundo protocolo'' assinado este mês, ''depois de um primeiro com a Liga indiana, na Índia'', e significa uma ''aposta clara no aprofundar de relacionamento com outras ligas, outras realidades''.

''Tivemos uma primeira reunião com os responsáveis da Liga espanhola em Julho, em Madrid, e, desde altura, temos vindo a partilhar experiências'', disse Hermínio Loureiro.

Por seu lado, José Luís Astiazarán também se mostrou satisfeito com a ''intensa jornada de trabalho'': ''estamos convencidos de que este tipo de acordos são muito importantes para o futuro. Tudo o que seja melhorar, é bom para o negócio do futebol''.

Na reunião, esteve também presente o director executivo das Ligas Europeias (EPFL), o português Emanuel Medeiros.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?