loading

Liga Campeões: FC Porto junta-se aos primeiros 14 apurados para ”oitavos”

O FC Porto confirmou-se hoje como o único representante português nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol, ao bater os turcos do Besiktas, por 2-0, assegurando um dos 14 ''bilhetes'' já arrematados.

Liga Campeões: FC Porto junta-se aos primeiros 14 apurados para ”oitavos”

No Estádio do Dragão, os ''azuis-e-brancos'' inauguraram o marcador aos 44 minutos, por intermédio do argentino Lucho Gonzalez, e estabeleceram o 2-0 final por Quaresma, aos 62, permanecendo no primeiro posto do Grupo A, após a sexta e derradeira ronda.

A liderança do agrupamento garante que a segunda mão dos ''oitavos'' é jogada em casa, frente a um dos segundos classificados das outras ''poules'', a ser definido pelo sorteio de 21 de Dezembro.

O vice-campeão europeu Liverpool manteve em quatro a média de golos marcados nos jogos mais recentes - 28 golos em sete encontros (três na ''Champions'', quatro na ''Premiership'') - com vitória robusta na visita ao Velódromo do Olympique Marselha, com quatro tentos sem resposta, a valer-lhe o segundo lugar do mesmo agrupamento e a aumentar para quatro os clubes ingleses apurados.

O capitão Gerrard, aos quatro minutos, inaugurou o marcador na recarga a um penalti em que permitira a defesa ao guarda-redes contrário e o espanhol Fernando Torres, sete minutos depois, ampliou a vantagem dos ''Reds''.

Kuyt e Babel, respectivamente aos 48 e 91 minutos, completaram a goleada do Liverpool, campeão continental em 2005, 1984, 1981, 1978 e 1977.

Espanha e Itália são os outros países mais representados na fase seguinte, com três ''emblemas'', quando ainda faltam apurar duas equipas nos encontros de quarta-feira: os segundos classificados dos Grupos E e G.

Os gregos do Olympiacos, pela primeira vez em nove épocas, e os alemães do Schalke04, que nunca o tinham conseguido, alcançaram os ''oitavos'', com triunfos por 3-0 e 3-1 em recepções, respectivamente, aos alemães do Werder Bremen e aos noruegueses do Rosenborg.

No Grupo C, no qual o Real Madrid recebeu e venceu a Lazio por 3-0, os helénicos terminaram com os mesmos 11 pontos dos ''merengues'', mas no segundo lugar, graças ao ''bis'' de Stoltidis e a outro tento de Kovacevic, deixando a equipa germânica, na qual Hugo Almeida jogou os últimos 20 minutos, a caminho da Taça UEFA.

No Grupo B, O Chelsea, com Paulo Ferreira a titular, cumpriu calendário com um ''nulo'' na recepção ao Valência (jogaram Miguel e Manuel Fernandes), que acumulou 441 minutos sem golos marcados na Europa - a pior ''seca'' da equipa -, enquanto o Schlake04 conseguiu um ''milagre''.

Com menos dois pontos que o visitante norueguês, os alemães marcaram três golos na primeira parte, só contrariados pelo 1-2 de Koné, aos 23 minutos, e alcançaram o segundo posto, a quatro pontos do líder Chelsea, seguindo o Rosenborg para a UEFA.

No Grupo D, o campeão europeu AC Milan e os escoceses do Celtic Glasgow já tinham garantido o apuramento há uma semana, seguindo o Benfica para os 16-avos-de-final da Taça UEFA, com um triunfo (2-1) que colocou os ucranianos do Shakthar Donetsk de fora das competições europeias.

No Grupo E, com o descansado FC Barcelona a receber o Estugarda, Glasgow Rangers e Olympique Lyon decidem quarta-feira entre si, na Escócia, qual a equipa a acompanhar os catalães na fase seguinte.

Já no agrupamento G, os turcos do Fenerbahçe e os holandeses do PSV Eindhoven, separados por apenas um ponto, lutam pelo segundo posto, respectivamente em recepções ao último classificado, CSKA Moscovo, e ao líder Inter Milão.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?