A Rússia, atual vice-campeã europeia de futsal, derrotou hoje a Eslovénia, por 2-0, em Liubliana, e espera agora, nas meias-finais do Euro2018, pelo vencedor do jogo entre Portugal e Azerbaijão, na terça-feira.
No outro jogo de hoje dos quartos de final deste Europeu a decorrer na Eslovénia, o Cazaquistão também fez jus à condição de favorito e superou a Sérvia por 3-1.
Após uma primeira parte sem golos, a Rússia resolveu a questão com golos de Eder Lima, a passe de Chiskala (26 minutos), e Robinho (40), não afastando totalmente a má imagem da fase de grupos, em que somou dois empates dececionantes.
A Eslovénia equilibrou a contenda na primeira parte, graças ao contragolpe, e quando procurava o empate, no final, a jogar com guarda-redes avançado, acabou por sofrer o segundo golo, já sem hipótese de recuperar.
Antes desse segundo golo, Puskar fora a figura do jogo, a negar várias vezes o golo russo, defendendo remates perigosos de Eder Lima, Chishkala ou Abramov.
O português Eduardo Coelho foi um dos árbitros desta partida, disputada em Liubliana, fazendo dupla com Bogdan Sorescu, da Roménia.
No outro jogo do dia - disputado antes no mesmo palco, a Arena Stozice - enfrentaram-se dois dos semifinalistas da edição anterior, e o Cazaquistão levou a melhor, ante uma muito competitiva Sérvia.
Zhamankulov (06 minutos), Taynan (23) e Douglas Júnior (40) fizeram os golos cazaques, enquanto o tento de honra sérvio foi rubricado por Rajcevic (35).
Também aqui brilhou um guarda-redes, o cazaque Higuita, muito forte na sua baliza em quase todas as ocasiões, bem 'auxiliado' pelos postes, que rechaçaram por três vezes remates da Sérvia.
Mesmo a perder por 2-0, a Sérvia não desistiu de lutar e 'carregou' no ataque, à procura da igualdade. Marcou um golo aos 35 e deu tudo por tudo nos cinco minutos finais - mas sem sucesso.
Nesse período, o Cazaquistão voltou a 'tremer', com o remate de Kocic ao poste, só que teve a sorte do seu lado e 'sentenciou' o jogo a 23 segundos do final, com o golo de Douglas Júnior.
Terça-feira ficará conhecido o quarteto final do torneio. A campeã Espanha joga contra a Ucrânia (20:00), para se definir o adversário da seleção cazaque, enquanto a Rússia espera pelo vencedor do Portugal-Azerbaijão (17:00).