O antigo futebolista Ronald Koeman vai assumir o cargo de selecionador de futebol da Holanda, em substituição de Dick Advocaat, anunciou hoje a federação holandesa de futebol.
Em comunicado, o organismo refere que Koeman, que orientou o Benfica em 2005/2006 e conquistou uma supertaça Cândido de Oliveira, assinou um contrato válido por quatro anos.
Ronald Koeman, de 54 anos, terá como principal missão qualificar a Holanda para o Europeu de 2020 e para o Mundial de 2022, depois de a seleção ‘laranja’ ter falhado a presença no Mundial deste ano, que se disputa na Rússia.
O antigo defesa, que somou 78 internacionalizações pela seleção holandesa e foi campeão europeu em 1988, começou a carreira de futebolista no Groningen, passado depois por Ajax, PSV Eindhoven, FC Barcelona (Espanha) e Feyenoord.
Enquanto treinador, iniciou a carreira Vitesse, depois de ter sido adjunto de Louis van Gaal no FC Barcelona, passando depois por Ajax, PSV Eindhoven, Benfica, AZ Alkmaar, Feyenoor, Southampton, e Everton, clube que deixou em outubro passado.
A seleção holandesa, terceira classificada no Mundial do Brasil, em 2010, falhou presença no Euro2016, conquistado por Portugal, e no Mundial deste ano.