O FC Porto começa na quarta-feira a disputar os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, frente a um Liverpool a quem nunca ganhou e que esta temporada tem sido muito irregular.
No Estádio do Dragão, o FC Porto, líder da I Liga, tenta, à quinta tentativa, vencer pela primeira vez os ‘reds’, depois de dois empates em casa e duas derrotas fora nos anteriores confrontos.
As duas derrotas sofridas na Liga dos Campeões, em casa com o Besiktas e fora com o Leipzig, foram mesmo as únicas sofridas esta temporada pelos ‘dragões’, que continuam invictos nas provas internas.
Com esses dois desaires, um empate e três vitórias, o FC Porto terminou na segunda posição no Grupo G, atrás do Besiktas e à frente de Leipzig e Mónaco.
O Liverpool tem sido uma equipa ‘bipolar’ esta temporada, com triunfos com alguns dos adversários e derrotas surpreendentes, embora ainda não tenha sofrido qualquer derrota na ‘Champions’.
Com o segundo melhor ataque da prova, com 23 golos, a dois do Paris Saint-Germain, os ‘reds’ terminaram na liderança do Grupo E, com três vitórias e três empates, à frente de Sevilha, Spartak de Moscovo e Maribor, conseguindo duas das maiores goleadas da prova, com dois 7-0 aos russos e aos eslovenos.
No campeonato inglês, o Liverpool, cinco vezes campeão europeu, ocupa o terceiro lugar, e foi a única equipa a conseguir derrotar o líder isolado Manchester City.
Apesar de ter vendido o brasileiro Philippe Coutinho ao FC Barcelona, o Liverpool continua a ter uma frente de ataque ameaçadora, com o ‘canarinho’ Roberto Firmino, o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah, segundo melhor marcador do campeonato, com 22 golos.
Contudo, se o ataque é demolidor, a defesa do Liverpool tem sido um dos seus grandes problemas, mesmo com a contratação do central holandês Virgil van Dijk, por cerca de 80 milhões de euros.
Para este encontro, o FC Porto terá a ausência certa do central brasileiro Felipe, castigado, continuando em dúvida o seu habitual companheiro na defesa, o espanhol Ivan Marcano, assim como os médios Danilo e André André e o avançado Aboubakar.
O central venezuelano Yordan Osório, um dos três reforços de inverno inscritos, juntamente com os avançados Gonçalo Paciência e Majeed Waris, poderá ter uma estreia de fogo frente aos ‘reds’, caso Felipe e Marcano não recuperem.
No Liverpool, certa é a ausência do médio alemão Emre Can, também por castigo.
As duas equipas chegam a este encontro vindos de triunfos a nível interno, com o FC Porto a golear em casa do Desportivo de Chaves (4-0) e o Liverpool a vencer fora o Southampton (2-0).
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.