O Sporting até foi para o intervalo a perder, mas a turma de Jorge Jesus respondeu no segundo tempo com uma entrada «à leão», apontando três golos sem resposta logo nos primeiros oito minutos do jogo.
Depois de uma primeira parte apagada, ao fim da qual perdia por 1-0 - golo de Tomasov aos sete minutos -, o Sporting deu a volta ao resultado no espaço de dois minutos, aos 48 e 50, por Ricardo Fernandes, na conversão de uma grande penalidade, e Gelson Martins, tendo arrumado praticamente com a desfecho da eliminatória com a marcação do terceiro golo, aos 56, por Doumbia.
A entrada forte dos ‘leões’ pós-intervalo apanhou a equipa do Cazaquistão de surpresa e sem capacidade para travar a qualidade individual dos jogadores do Sporting nos lances dos três golos.
A boa entrada no segundo tempo deu os seus frutos, com Bruno Fernandes a não dar qualquer hipótese no penálti, depois Gelson Martins surgiu desmarcado ao segundo poste a ‘encostar’ para o fundo das redes um cruzamento de Acuna e, finalmente, no terceiro, emergiu a qualidade técnica de Bruno Fernandes, com um cruzamento para o interior da área, onde Doumbia surgiu a finalizar.
Se as coisas já estavam complicadas para o Astana, mais ficaram a partir do minuto 63, quando o central Logvinenko foi expulso por acumulação de cartões amarelos, numa falta cometida pelas costas sobre Fredy Montero, que Jorge Jesus fizera entrar para o lugar de Doumbia.
A partir daqui, o Sporting baixou claramente o ritmo com que entrou para a segunda parte e foi gerindo a vantagem numérica e no resultado, perante um adversário com a sua capacidade de reação diminuída, pelo que Jorge Jesus aproveitou para poupar Fábio Coentrão e Doumbia, ao trocá-los por Battaglia e Fredy Montero, ainda com cerca de meia hora para jogar.
No entanto, a primeira parte revelou um Sporting aparentemente com dificuldades de adaptação ao relvado sintético, lento e previsível nas suas saídas para o ataque e com erros de posicionamento na defesa, que originaram o golo do Astana, logo aos sete minutos, por Marin Tomasov, e outros lances de perigo criados pelo ataque do Astana junto à baliza de Rui Patrício.
De destacar ainda um erro grosseiro da equipa de arbitragem, que anulou um golo ao Sporting aos 40 minutos, por Doumbia, que tinha dois jogadores do Astana a colocá-lo em posição legal, na sequência de uma cabeçada inicial de Coates.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.