O belga Thierry Neuville (Hyundai) assumiu hoje a liderança do Rali da Suécia, no final do segundo dia de provas, já com uma vantagem considerável sobre o francês Sébastien Ogier (Ford), principal favorito, que é 12.º.
Neuville tem uma vantagem ainda escassa para o segundo lugar, 4,9 segundos, que é ocupado pelo seu companheiro de equipa, o norueguês Andreas Mikkelsen.
O vice-campeão do mundo de ralis tem-se resguardado e só foi o melhor na terceira especial. "Fizemos o nosso melhor. Havia muita neve fresca e as condições estavam horríveis para a primeira viatura", disse.
Sébastian Ogier, campeão do mundo em título e líder do campeonato depois da vitória no rali de Monte Carlo, foi dos que esteve em pior plano e já dista 2.48 minutos do primeiro, após oito especiais.
"Chegámos a ter a pista com 10 centímetros de neve fresca e, nessas condições, não há grande coisa para fazer", disse o ainda líder, que altera os objetivos para minimizar a perda de pontos.
Quanto ao estónio Ott Tänak (Toyota), comandante da prova na véspera, caiu para oitavo.
Hoje, Tanak, Neuville e Mikkelsen ganharam uma especial cada, o irlandês Craig Breen (Citroen) e o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai) duas cada.
No sábado, estão no programa oito especiais, em Karlstad e Torsby, sendo que não está previsto nenhuma ocorrência de neve para o penúltimo dia de prova.